test banner

QUEM VAI AO 2º TURNO COM GAROTINHO? ROMÁRIO DISPARA PARA O SENADO

Pedro do Coutto  

A pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro, objeto de excelente reportagem de Juliana Castro, O Globo de quarta-feira 27, aponta nos últimos trinta dias um avanço de 7 pontos do candidato Anthony Garotinho, subindo no período de 21 para 28% das intenções devoto. Luiz Fernando Pezão ultrapassou Marcelo Crivella registrando  18 a 16, enquanto Lindbergh Farias passou de 11 para 12 pontos. A pesquisa, creio eu, carimba o passaporte de Garotinho para as urnas de 26 de outubro, mas deixa no ar um enigma que ou será resolvido no segundo turno ou então evidenciado nos levantamentos mais próximos do primeiro embate: quem vai enfrentá-lo no turno final?

Pode ser qualquer um dos três, Pezão, Crivella ou Lindbergh, dependendo do desempenho que apresentarem no horário eleitoral. Pezão leva a vantagem de ter em mãos a máquina administrativa do estado. Lindbergh está sendo explicitamente apoiado pelo ex-presidente Lula, que certamente lhe acrescentará uma parcela de votos, pois se trata do maior eleitor do país. Marcelo Crivella tem o respaldo da legião do bispo Edir Macedo, seu tio, porém os dois pontos que perdeu em agosto em relação a julho provavelmente decorrem da consolidação da candidatura Marina Silva à presidência da República que arrebatou bases de sustentação do eleitorado evangélico. Tanto assim que o pastor Everaldo recuou do terceiro para o primeiro degrau no período.

O Ibope fez três simulações para o segundo turno. Garotinho derrotaria Crivella por um ponto. Pezão por 7. Lindberg por 8 pontos. Curiosa projeção. O adversário mais difícil, como se vê, seria Marcelo Crivella. Vantagem mínima, praticamente um empate.

Mas enquanto há indefinição sobre qual o campo do segundo turno, não parece existir dúvida quanto ao Senado. Para a Câmara Alta, como se sabe, não há necessidade de segundo turno. O campeão do mundo Romário, de julho para agosto, avançou consideravelmente passando de 24 para nada menos de 37% das intenções de voto. O ex-prefeito Cesar Maia, no mesmo espaço de tempo, passou de 17 para 22, subindo 5 pontos. Os demais candidatos não possuem a menor chance de vitória. Sobretudo porque nas urnas de outubro estará em disputa apenas uma vaga.

ROMÁRIO VAI SUBIR MAIS
Romário deu um salto e, sem dúvida, está à porta de marcar mais um gol de placa em sua trajetória vitoriosa. Concorre pelo PSB, partido da ex-senadora Marina Silva que livrou  vantagem em relação a Aécio Neves e, pelo que destaca a pesquisa Ibope, vai ao segundo turno contra Dilma Rousseff no pleito marcado para 26 de outubro. A tendência de Romário, na minha impressão, é subir ainda mais.

Não existe nada no cenário eleitoral fluminense capaz de marcá-lo na arrancada final. Entretanto, em matéria de voto, quanto a governador e presidente da república surgem algumas dúvidas. Por exemplo o apoio de Garotinho a Dilma, que realizaram campanha juntos, quarta-feira no Rio. Tal apoio, por si, evidentemente atinge a articulação com o governador Pezão, formalizada há cerca de um mês em almoço, também na cidade do rio, com grande número de prefeitos. Uma dualidade impossível. Outro problema, para Dilma Rousseff é o apoio de Lula à candidatura de Lindbergh. Dilma não poderá deixar de seguir o mesmo caminho.

São três estradas no RJ rumo a Brasília. Se a dualidade que há pouco coloquei já era difícil, quanto mais três versões de votos. As contradições ainda não acabaram. Aparece ainda a propaganda veiculada pelo ex-ministro Carlos Lupi, que possui e pontos para o Senado, entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. É demais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem