test banner

Policiais cumprem mandados de prisão de dirigentes do Sest e do Senat

Pelo menos quatro prisões já foram feitas, incluindo a da principal suspeita Maria Tereza da Costa Pantoja
Na manhã desta sexta-feira (19), uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), batizada de São Cristovão, está acontecendo no prédio do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Do Transporte (Senat), no Setor de Autarquias Sul. 

Dirigentes e funcionários são acusados de desviarem R$ 20 milhões durante os anos de 2011 e 2012. A ação é resultado de investigações da Delegacia de Repressão ao Crime (DECO), da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). 

No momento, Policiais Civis estão realizando 23 mandados de busca e apreenssão, 24 mandados de condução coercitiva e cumprindo cinco mandados de prisão. Pelo menos quatro envolvidos no esquema, já foram detidos -  incluindo a principal suspeita Maria Tereza da Costa Pantoja, ex-diretora executiva do Sest/Senat e atual diretora do Instituto de Transporte e Logística da Confederação Nacional do Transporte (ITL/CNT).  Segundo as investigações realizadas, os desvios ocorriam por meio do recebimento de enormes quantias pelos dirigentes, a título de gratificação, e por meio de pagamento a parentes na qualidade de trabalhadores autônomos.

A polícia já identificou outras seis mulheres que exerciam cargos na diretoria do sistema e participavam do esquema: Aline Ávila Guimarães, Ana Cláudia de Macedo Santoro, Andressa Fontenelle Passos, AnaMary Socha, Ilmara Amaral Chaves e Jardel Martins Soares. Cerca de 200 policiais estão participando da ação.  

Todo o prédio da Confederação Nacional do Transporte, localizado na quadra 1 do Setor de Autarquias Sul, foi isolado. No local estão agentes da Receita Federal e da Controladoria Geral da União. Até o momento, foram apreendidos no local, 16 carros de luxo, incluindo BMW, Range Rover e Audi.

*Com informações de Luís Nova 
Fonte: Lia Sahadi - Da redação do Jornal de Brasília  - !9/09/2014 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem