test banner

GOVERNO COMEÇA A REABASTECER A SAÚDE NO DF


As unidades de saúde do Distrito Federal já estão sendo reabastecidas com medicamentos e insumos básicos que estavam em falta; aos poucos, voltam às prateleiras desde materiais mais simples, como a gaze, até remédios como os antibióticos; com o objetivo de garantir a correta destinação das compras, a Secretaria de Saúde criou uma comissão para fiscalizar e acompanhar o recebimento e a entrega dos itens; o GDF havia decretado estado de emergência na Saúde devido à crise orçamentária deixada pela gestão anterior e a consequente greve de funcionários do setor


As unidades de saúde do Distrito Federal já estão sendo reabastecidas com medicamentos e insumos básicos que estavam em falta. Aos poucos, voltam às prateleiras desde materiais mais simples, como a gaze, até remédios como os antibióticos. Para garantir a correta destinação das compras, a Secretaria de Saúde criou uma comissão para fiscalizar e acompanhar o recebimento e a entrega dos itens.
Nesta terça (27), foram tomadas as primeiras providências para as compras emergenciais de esomeprazol, vandetanibe e icatibanto. Na segunda-feira, a Farmácia Central recebeu 1650 unidades de Atracúrio - 10 mg/ml em ampola de 2,5 ml, utilizado como auxiliar em cirurgias e entubação endotraqueal. Até a quarta-feira, está previsto um carregamento do antibiótico meropenem. Na última sexta, também houve a entrega de 15.080 bolsas de antibacteriano metronidazol.
A pasta também empenhou outros 22 remédios, que devem chegar à rede em breve. Entre eles, por exemplo, está o omeprazol, usado para o tratamento de úlceras gástricas. Além dos medicamentos, a rede pública já recebeu 700 mil compressas de gaze, na sexta-feira, e o restante de materiais básicos e insumos estão, todos, em processo de compra.
De acordo com a gerência de programas do órgão, a secretaria disponibiliza 889 medicamentos padronizados de compra regular, ou seja, aqueles que são utilizados rotineiramente. Desse total, 228 estão com estoques zerados e 82 aguardam nota de empenho para serem adquiridos.
As compras emergenciais, com dispensa de licitação, só são possíveis graças ao Decreto nº 36.279, de 19 de janeiro, que declarou situação de emergência no âmbito da saúde no Distrito Federal por 180 dias.
Fiscalização intensificada
Uma Comissão de Recebimento e Acompanhamento de Distribuição de Medicamentos foi criada para intensificar a fiscalização do recebimento, principalmente, das compras mais vultosas de medicamentos e insumos adquiridos. A medida, realizada por intermédio da Subsecretaria de Administração Geral (SUAG), também permitirá o acompanhamento da entrega dos itens nas unidades da rede

Outra melhoria prevista é a individualização das doses, em que a Farmácia Central distribuirá os remédios com base no número de pacientes internados. Com isso, a quantidade de medicamentos será exata e, caso o paciente receba alta antes do previsto, o remédio retornará para a Farmácia Central, melhorando o racionamento do uso dos medicamentos.

A Comissão, que é formada inicialmente por quatro pessoas, iniciou os trabalhos ontem, recebendo e contabilizando as 2.050 seringas doadas ao GDF, que foram entregues ao final do dia (26).

Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem