test banner

Rollemberg declara estado de emergência na saúde do DF

O secretário de Saúde do DF, João Batista de Sousa, o governador Rodrigo Rollemberg e a procuradora Paola Aires durante anúncio de situação de emergência (Foto: Luciana Amaral/G1)
Por: Luciana Amaral
Do G1 DF
Decisão foi tomada por greve de médicos e falta de remédios e materiais. Decreto deve ser publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (20).

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou na noite desta segunda-feira (19) que vai decretar situação de emergência na saúde no DF. A decisão foi tomada por causa do desabastecimento de medicamentos e materiais na rede pública, pela greve dos médicos, iniciada na última sexta (16), e pelo fechamento dos leitos da UTI de centros hospitalares por falta de profissionais. O documento deve ser publicado no Diário Oficial nesta terça (20).


Rollemberg afirmou que durante o período de emergência vai criar uma força-tarefa para revisar os contratos firmados no governo passado, reabastecer a rede com medicamentos e insumos sem licitações, firmar acordos de cooperação técnica entre a federação, estados e municípios e solicitar à Procuradoria-Geral do DF pessoas capacitadas para ajudar na revisão de contratos em andamento.

O governo vai entregar um relatório minucioso das medidas adotadas nesse período para a Câmara Legislativa e os órgãos de controle, segundo Rollemberg. O chefe do Executivo também disse que vai pedir à Justiça que considere ilegal a greve dos médicos. 


"Pedimos bom senso para que possamos normalizar a situação. A greve não ajuda em nada."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem