test banner

Ponte do Bragueto: Saída Norte

Em boa hora, o GDF, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, anunciou a retomada das obras na saída norte, com a construção de três pontes em substituição à Ponte do Bragueto. As modificações naquele trecho da cidade irão melhorar sensivelmente os problemas diários de engarrafamento e de acidentes, dando maior urbanidade àquela importante porta de entrada para Plano Piloto. 

Esquecida durante anos, a Ponte do Bragueto, erguida na construção de Brasília, já não oferece mais condições razoáveis de comportar um trânsito diário de mais de 100 mil carros, principalmente, quando se sabe que a construção e o dimensionamento estrutural de carga foram concebidos para suportar um trânsito que se supunha muito menor.

Além do mais, é sabido que a sobrecarga da ponte encurta a vida útil. Depois de incontáveis reformas e maquiagens, já está mais do que na hora de encerrar a utilização, antes que algo sinistro ocorra. Com a renovação daquela saída, é preciso que o GDF atente ainda para a necessidade de restauração do antigo espelho d’água sob a ponte, assoreado e destruído pelas obras do Setor Noroeste. Aquele imenso espelho d’água, formado pelas águas do Rio Bananal, pode, sem muito esforço, vir a se transformar em mais um ponto de lazer para a população, apenas restabelecendo e devolvendo-lhe a beleza bucólica do passado.

Por: Circe Cunha – Coluna: “Visto, lido e ouvido” – Correio Braziliense  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem