Em boa hora, o GDF, em parceria com o Departamento de
Estradas de Rodagem do Distrito Federal, anunciou a retomada das obras na saída
norte, com a construção de três pontes em substituição à Ponte do Bragueto. As
modificações naquele trecho da cidade irão melhorar sensivelmente os problemas
diários de engarrafamento e de acidentes, dando maior urbanidade àquela
importante porta de entrada para Plano Piloto.
Esquecida durante anos, a Ponte
do Bragueto, erguida na construção de Brasília, já não oferece mais condições
razoáveis de comportar um trânsito diário de mais de 100 mil carros,
principalmente, quando se sabe que a construção e o dimensionamento estrutural
de carga foram concebidos para suportar um trânsito que se supunha muito menor.
Além do mais, é sabido que a sobrecarga da ponte encurta a vida útil. Depois de
incontáveis reformas e maquiagens, já está mais do que na hora de encerrar a
utilização, antes que algo sinistro ocorra. Com a renovação daquela saída, é
preciso que o GDF atente ainda para a necessidade de restauração do antigo
espelho d’água sob a ponte, assoreado e destruído pelas obras do Setor
Noroeste. Aquele imenso espelho d’água, formado pelas águas do Rio Bananal,
pode, sem muito esforço, vir a se transformar em mais um ponto de lazer para a
população, apenas restabelecendo e devolvendo-lhe a beleza bucólica do passado.
Por: Circe Cunha – Coluna: “Visto, lido e ouvido” – Correio Braziliense