test banner

1º SPOTTER DAY » Fotógrafos privilegiados no aeroporto

Fabiano estava de férias em Goiânia e veio a Brasília só para aproveitar a oportunidade

Evento permitiu a participantes o acesso à área próxima da pista de pouso e decolagem para fotografarem aeronaves

“Está vindo mais um. Divirtam-se”, anunciou um entusiasta da aviação e participante do 1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília ao avistar um Boeing 737-700 se aproximando. Depois do alerta, amantes da fotografia e admiradores de aviões posicionaram as câmeras e, em movimentos sincronizados, acompanharam a passagem da aeronave com as lentes. Por um instante, só se ouvia o som das turbinas e os cliques das máquinas. Devidamente uniformizadas — com camisetas do evento e munidos de protetor solar —, 65 pessoas participaram da ação, promovida pela Inframérica, concessionária responsável pelo terminal. 

Localizados a menos de 300 metros da pista de pouso e decolagem do aeroporto, os spotters, como são chamados, chegaram ao ponto de encontro às 5h30 e saíram depois das 10h, pedindo bis. “Já tirei mais de 50 fotos. São 10 para cada avião”, contou o servidor público Fabiano Santana Gurjão Ferreira, 31 anos. Fabiano é do Amapá, mas estava em Goiânia de férias. Ao descobrir o evento em uma rede social, decidiu aproveitar a viagem e estender o passeio com um dia na capital federal. “A aviação é uma paixão. O dia de hoje é uma oportunidade de ver um avião de perto, em diferentes momentos”, afirmou. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Inframérica, o evento era um pedido antigo daqueles que têm como hobby fotografar diferentes modelos de aviões. No entanto, a concessionária se surpreendeu com a adesão do público. Em apenas 10 dias, a empresa registrou 300 inscrições de diferentes locais do Brasil.

Toda a ação foi planejada seguindo as normas de segurança do aeroporto. O cuidado começou ainda no momento da inscrição. Os interessados deveriam enviar nada consta da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Justiça Federal. Na última sexta-feira, um dia antes do evento, os spotters participaram de uma reunião promovida pela equipe organizadora, na qual foram apresentadas as regras básicas de acesso à área restrita. Ontem, assim que chegaram, os 65 participantes passaram pelo equipamento de raios X e, em seguida, pegaram um ônibus para chegar até o local demarcado. 

Expectativa

Um dos primeiros a pedir uma vaga foi o estudante Gabriel Melo, 19 anos. Ele não via a hora de ter em Brasília um evento que ocorre em capitais do mundo inteiro. A relação de Gabriel com a aviação começou cedo. O estudante sempre amou viajar e confessa que, quando precisa relaxar, corre para o aeroporto. “Se pudesse, viria todos os dias”, comentou, aos risos. Uma mistura de encantamento com curiosidade é como Gabriel define o que sente. Com o passar dos anos, a paixão cresceu e despertou outros gostos, como a fotografia. Além disso, ele já decidiu que quer ser comissário. “Minha missão será cuidar do passageiro. Não tem dinheiro que pague essa satisfação”, declarou. 

No meio dos 65 participantes, as câmeras profissionais com lentes de tamanho diferentes dividiam espaço com os modelos compactos. O importante era não perder a foto. De dentro das cabines, os pilotos acenavam. No gramado, os spotters correspondiam, animados. Tiveram cliques de todos os jeitos e não faltaram oportunidades para a tradicional selfie com as aeronaves ao fundo. 

A bancária Alice Servo, 30 anos, e o assistente jurídico Mateus Sá, 20, encontraram um espaço no meio dos demais integrantes para fazer o registro. Os dois estão fazendo curso de comissário e viram no evento uma oportunidade de assistir de perto àquilo que aprendem em sala de aula. “Para mim, o mais impactante foi notar as diferenças entre as aeronaves”, disse Alice. “Gosto da vista privilegiada e do momento da decolagem”, relatou Mateus. 

Quem esteve presente no 1º Spotter Day está automaticamente cadastrado no concurso fotográfico do Aeroporto de Brasília. O autor da melhor foto tirada no dia do evento ganhará uma viagem com acompanhante para Natal, no Rio Grande do Norte. A divulgação do resultado será no início de agosto. A intenção da Inframérica é promover outras edições do evento, ainda sem datas definidas.

Por: Roberta Pinheiro – Correio Braziliense – Foto: Ed Alves/C.B/D.A Press

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem