50ª
Reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo discute como fomentar o
Destino Brasília
Ministério
do Turismo sugere o aproveitamento da audiência das Olimpíadas para vender
cidades do Brasil para o mundo
A 50ª
Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal
(CONDETUR), no Hotel Base, na manhã desta terça-feira (25/8), juntou
representantes do Trade Turístico para discutir temas como oportunidades
geradas pelas Olimpíadas 2016, arrecadação do Fundo de Fomento à Indústria do
Turismo (Fitur), projetos Brasília nos Parques e Virada do Cerrado, da
Secretaria do Meio Ambiente, captação de eventos e promoção do Destino
Brasília, com foco em fomento para o turismo da capital.
O
representante do Ministério do Turismo, Yun Yamamoto, apresentou as principais
ações para a promoção do destino Brasil durante as Olimpíadas de 2016. Elas se
iniciam com esforços de comunicação para que mensagens cheguem aos interessados
e motivem viagens, através da propagação do país pelo mundo. “Gostaríamos muito
de aproveitar a audiência dos jogos olímpicos para trabalhar uma campanha
integrada”, afirmou. Outras ações previstas pelo Ministério do Turismo são
qualificação de pessoal, infraestrutura e turismo responsável, que inclui
melhorias na acessibilidade.
Yamamoto
falou também do revezamento da Tocha Olímpica, que percorrerá 20 mil km e voará
10 mil milhas pelo país. Ela vai percorrer mais de 300 municípios, em todas as
regiões do Brasil. Apenas 83 cidades terão a oportunidade de permanecer com a
tocha por uma noite. Com ponto de partida em Brasília, ainda em maio, a chama
olímpica terminará sua jornada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na
cerimônia de inauguração dos Jogos no dia 5 de agosto de 2016. “Com certeza
Brasília é um destino privilegiado e tudo o que for produzido, vamos replicar
em conjunto. A capital será a cidade do futebol e vai requerer esforços para
manter este título”, concluiu.
O
Presidente de Honra do Conselho, Henrique Severien, aprovou a explanação do
representante do Ministério do Turismo: “É interesse de todos os conselheiros
entender as oportunidades que as Olimpíadas vão oferecer”.
O
Secretário Adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, Carcius Santos, apresentou
os programas Brasília nos Parques e Virada do Cerrado, que pretendem promover
os 73 parques urbanos da cidade para a convivência da população, com maior
oferta de esportes e lazer. A Virada do Cerrado, inspirada na Virada
Sustentável, consolidada em São Paulo como importante programação na agenda da
cidade, vai acontecer durante três dias do mês de setembro e tem como foco
sustentabilidade ambiental. “Acreditamos que este tema pode elevar o cerrado ao
patamar que ele merece”, comentou Carcius.
Os
participantes da reunião tomaram conhecimento dos assuntos debatidos atualmente
pelas câmaras temáticas. Há uma que trata da alteração do Fundo de
Fomento à Indústria do Turismo (Fitur). Outra se ocupa da captação de eventos
para a cidade. Uma terceira, da promoção do Destino Brasília. Para a
conselheira Beatriz Borges, é preciso ampliar a base de arrecadação do Fitur
com a ampliação da cadeia produtiva do setor. Ela alerta para os benefícios que
advirão da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Câmara Temática do
Condetur e o UniCeub, no último 30 de junho. O resultado será a análise da atual forma de arrecadação do Fitur.
De acordo
com o secretário de Turismo, Jaime Recena, o Fitur é uma forma de arrecadar
dinheiro para fomentar o turismo de Brasília. “A nossa pretensão é aumentar a
base de incidência do fundo, como ocorre hoje com leis de incentivo”, afirma. O
fundo de fomento, criado em 2007, visa dar suporte e incentivar projetos
apoiados pelo Condetur. Atualmente, o modelo de arrecadação é aplicado exclusivamente
sobre ICMS de bares, restaurantes e similares e empresas preparadoras de
refeições coletivas com a opção de regime simplificado de tributação (Lei
3.982/2007).
A
promoção do Destino Brasília, tema apresentado pela conselheira Cláudia
Maldonado, sugere uma campanha "Brasília para os brasilienses". De
acordo com Cláudia, que é a representante da Associação dos Dirigentes de
Vendas e Marketing do Brasil (ADVB DF), o próximo passo seria a
elaboração de um briefing que vai alavancar a campanha de sensibilização e
valorização, atrelada a uma proposta de comercialização da Capital Federal.
“Primeiro sensibilizamos e depois mobilizamos. Queremos que os representantes de
todos os segmentos participem e apresentem os roteiros que forem criados”,
conclui Maldonado.
O
Secretário Adjunto da Secretaria de Turismo, Rodrigo Sá, lembrou que já existe
um projeto Destino Brasília, que foi entregue ao governador Rodrigo Rollemberg.
“O projeto existe baseado em grandes ações de pesquisas, é prioridade do plano
de governo e pode ser usado como pano de fundo. A responsabilidade de
implementação é da Secretaria de Turismo”, concluiu.
Antes de
encerrar a reunião, o presidente do Brasília Convention & Visitors Bureau
e Presidente de Honra do Condetur, Henrique Severien, foi reeleito para
ficar á frente da presidência por mais quatro meses.
--
ASCOM - SETUR
(61) 3214-2742 /
3214-2734
secturdf.imprensa@gmail.com