test banner

Aniversário do Bairro Lago Sul conta com exposição em homenagem a pioneiros de Brasília


A Administração Regional do Lago Sul e o Arquivo Público do Distrito Federal são parceiros na festa dos 55 anos do Lago Sul, com a exposição de Mário Moreira Fontenelle. Imagens do fotógrafo oficial do governo de Juscelino Kubitschek ajudará a contar um pouco da história da região e da capital federal. O evento de abertura da mostra acontece nesta terça-feira (18), no Centro Comercial Gilberto Salomão, e faz parte da programação de comemoração, com atrações até o dia 1º setembro.

Na oportunidade será realizada solenidade em homenagem a alguns pioneiros do Lago Sul, e contará com a participação de 40 antigos moradores do bairro que contribuíram para a construção de Brasília. “São apenas alguns homenageados, muitos outros serão lembrados ao longo deste ano”, comenta o administrador do Lago Sul, Aldenir Paraguassú. Há 20 anos morando na região administrativa, o administrador explica que é preciso rever o conceito sobre pioneirismo e pertencimento à cidade em Brasília. 

“Temos um conceito bem diferente de pioneiro, que não são apenas os primeiros a chegarem aqui, mas aqueles que tiveram coragem de desbravar, que apresentaram propostas ousadas de mudança e tiveram efetiva participação comunitária”, observa Paraguassú.

Ao todo, 30 fotos ilustrarão momentos marcantes do surgimento da nova capital e pontos marcantes do Lago Sul, como a Ermida Dom Bosco, a Base Aérea, bem como imagens das primeiras casas construídas no local. Os registros tirados pelo fotógrafo Mário Fontenelle datam do final dos anos 50 e faz parte do Fundo Novacap, acervo reconhecido como Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco). Aberta ao público das 9 às 19 horas, a exposição é destaque no espaço até o dia 30 de agosto.

“O Arquivo Público se alegra com esse evento porque nos permite participar como instituição de memória, resgatando, junto com as experiências das pessoas que estão vivas, a memória fotográfica e documental desse lugar”, destaca o historiador da instituição Elias Manoel, curador da exposição. “É função do Arquivo Público do DF, que trabalha com a preservação e divulgação da memória documental de Brasília e do DF, auxiliar e orientar pesquisas que resultam em produtos como essa exposição", salienta a superintendente do ArPDF, Marta Célia Vale.

Para o administrador do Lago Sul, a realização do evento é uma ótima oportunidade para estreitar as relações com o Arquivo Público. Isso porque em setembro ele pretende colocar em prática um projeto sobre o resgate da memória junto com os moradores da região. “Queremos reunir os pioneiros para que eles tragam documentos e fotos que contam não apenas a história do Lago Sul, mas também de Brasília. Pretendemos registrar esse material no nosso acervo e depois encaminhar para o Arquivo Público”, planeja.

História
Apesar de ter sido criada oficialmente como região administrativa em 1994, as primeiras movimentações no Lago Sul se deram cinco anos após a inauguração da nova capital. As primeiras casas construídas, eram para servir de residência a diretores da Novacap.

A ideia de comemorar o aniversário no dia 30 de agosto é uma referência ao mítico sonho de Dom Bosco, que previu nessa data, em 1883, o nascimento de uma rica e próspera civilização na América do Sul entre os paralelos 15 e 20. Idealizada pelo engenheiro Israel Pinheiro e projetada por Oscar Niemeyer, a Ermida do Bosco faz homenagem ao santo da cidade, canonizado em 1934. O nome Lago Sul tem origem na posição geográfica da área, à margem sul do Lago Paranoá.





Exposição 55 anos do Lago Sul
De 18 a 30 de agosto, das 9 às 19 horas
Na praça central do Centro Comercial Gilberto Salomão. 
Administração Regional do Lago Sul - RA XVI
Assessoria de Comunicação
SHIS QI 11, Área Especial 1

 61 - 3366-8325


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem