test banner

Câmara Legislativa realiza audiência pública em Planaltina

A Câmara Legislativa realizou, na noite desta segunda-feira (17), audiência pública para debater a criação de um Porto Seco na região de Planaltina, além de questões referentes ao esporte e ao desenvolvimento econômico da região. Uma iniciativa da deputada Celina Leão (PDT), o evento aconteceu no auditório do Centro Educacional Delta, A escola foi homenageada pela parlamentar por seus alunos terem alcançado o primeiro lugar no ENEM. 

A população compareceu em peso e cobrou a retomada das obras do Centro Olímpico, paradas há mais seis anos, a reforma de escolas, a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), capacitação de jovens, melhorias no hospital da cidade, Segurança, investimentos em Transporte, BRT e melhorias das vias, valorização do Esporte como resgate social, e desenvolvimento econômico que gere emprego e renda para a cidade. Empresários cobraram ainda, respeito da Agefis durante as ações de fiscalização.

“A maior ajuda que um parlamentar pode dar a um governo é fiscalizar os recursos públicos e levar as demandas da população e é isso que tenho feito, podem ter certeza que vamos dar respostas a todos os questionamentos feitos aqui”, garantiu a deputada.


Depois de ouvir inúmeros pedidos para melhoria no Transporte Público, Celina afirmou que a região Norte pode ter metrô. “Muitos países desenvolvidos com regiões montanhosas têm metrô, porque há tecnologia para isso. O BRT não integrou o Transporte e nem resolveu o problema de mobilidade no DF, nosso desafio deve ser trazer os trilhos. Somos a Capital do país, é preciso ter visão futurística“, considerou Celina.

O administrador de Sobradinho II, Estevão Reis, discorreu sobre os desafios enfrentados na Fercal e sua disposição em ajudar Planaltina, além da importância da criação de um Porto Seco na cidade. 

“Foi na intenção de ajudar nossos vizinhos que lutamos pelo lançamento da Frente Parlamentar de Desenvolvimento da região Norte, que precisa de uma atenção especial, sobretudo nas áreas de desenvolvimento econômico e política habitacional, que está esquecida na região, precisamos levar essas demandas aos setores competentes em busca de solução. A criação do Porto Seco vai trazer desenvolvimento e geração de empregos para toda a região Norte, quero continuar, deputada Celina, como seu escudeiro para tirarmos essas propostas do papel, Planaltina é uma cidade pungente, com comércio forte, mas precisamos que as políticas saiam do papel e se tornem realidade”, destacou Estevão.

O Secretário adjunto de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Francisco de Assis, o Chicão anunciou uma parceria com o SEBRAE para capacitar os jovens a atuarem na cidade aeroportuária e falou sobre as Áreas de Desenvolvimento Econômico. “É um compromisso do secretário Arthur trazer a ADE para Planaltina, vamos formar um grupo de trabalho com representantes da comunidade para acompanhar o trabalho da ADE, só faremos a parceria com os empresários em lotes com infraestrutura”, afirmou. 

O Secretário de Infraestrutura, Maurício Canovas, respondeu as cobranças pela retomada das obras da Vila Olímpica. “O governador já determinou ao secretário de infraestrutura que tome providências. O projeto nasceu errado e tem uma série de problemas, a empresa que ganhou a licitação há sete anos é do Rio de Janeiro, 80% da obra foi executado. O projeto para conclusão da obra está sendo concluído, mas é preciso encerrar o contrato atual, para licitar um novo contrato”, explicou. “Sobre o BRT o projeto já está em condições de ser licitado, mas não será executado tão cedo, o custo é de R$ 1 bilhão, é preciso buscar recursos, não dá para fazer com recursos próprios”, completou.

O Diretor Geral do DFTrans, Leo Carlos Cruz, se comprometeu em apurar denúncias de que motoristas de ônibus estariam desligando o sensor de portas e a possibilidade de novas linhas para o Transporte. “Vamos solicitar à Subsecretaria de Fiscalização que apure as denúncias, sobre as linhas no condomínio Marisol do Arapoanga vamos estudar a viabilidade e buscar soluções que atendam a comunidade”, garantiu.


Fonte: Assessoria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem