test banner

Liliane Roriz homenageia feirantes e cria projeto para regularizar ambulantes

No Dia do Feirante, parlamentar anunciou ainda a criação de Frente Parlamentar para tratar das feiras do Distrito Federal

A vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, protocolou projeto de lei que pretende regulamentar o licenciamento de ambulantes no Distrito Federal. O anúncio foi feito por ela, na tarde desta segunda-feira, 24 de agosto, no plenário da Casa, durante sessão solene em homenagem ao Dia do Feirante - data instituída por lei de autoria da própria parlamentar.

A sessão reuniu dezenas de feirantes e Liliane aproveitou a data para anunciar ainda, a criação de uma Frente Parlamentar para tratar das feiras do DF. No evento, além de homenagear os que trabalham em feiras, Liliane ouviu as reivindicações dos feirantes. A maioria delas referente à precariedade nas estruturas dos espaços. “Estamos abandonados há muito tempo. Aliás, os únicos que fizeram algo pelas feiras no DF foram JK e Joaquim Roriz”, disse o presidente do Sindicato dos feirantes (Sindifeira), Francisco Valdemir Machado Elias.


Liliane enfatizou seu trabalho em prol das feiras e feirantes das cidades e apresentou as cifras de todas as emendas feitas por ela, destinadas para melhorias nas feiras. “Porém, o governo não executou as emendas e muitos milhões em benfeitorias deixaram de ser realizadas”, lamentou a distrital. A parlamentar ressaltou a importância das feiras para a cultura e a economia do Distrito Federal e provocou: “Estou protocolando agora a criação de uma Frente Parlamentar para tratar das feiras e quero que vocês [feirantes] estejam juntos comigo. O governador Rodrigo Rollemberg sabe que eu sou de cobrar e não vou deixar que os feirantes continuem abandonados”, frisou.


No DF, existem 84 feiras e cerca de 30 mil feirantes. “Quero buscar junto com vocês as melhorias que as feiras tanto precisam porque na hora da eleição, todo político vai buscar voto dos feirantes nas feiras, mas depois se esquecem delas”, criticou Liliane. A parlamentar ouviu queixas de muitos feirantes referente à instalação de feiras itinerantes em cidades do DF e do fato de alguns feirantes deixarem suas bancas e irem para as ruas, devido à precariedade das infraestruturas de muitos locais. Para resolver a questão, Liliane anunciou que havia protocolado, no mesmo dia, projeto de lei para tratar da regulamentação dos licenciamentos de ambulantes. 


Regularização de ambulantes – Segundo Liliane, o licenciamento de ambulantes carece de uma normatização específica para que haja uma maior transparência, fiscalização e conhecimento de cada situação. “Enquanto não houver uma normatização adequada das atividades dos ambulantes, continuaremos assistindo um comércio ilegal praticado por pessoas sem nenhum preparado e que só aparecem exercendo a atividade nas épocas mais movimentadas do ano”, argumenta a distrital.


O PL contempla também trata de questões referentes ao processo de regularização dos ambulantes como a qualidade dos produtos comercializados, a segurança alimentar e o atendimento ao público. 

Fonte: Assessoria - Fotos:  de Thyago Arruda

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem