test banner
test banner

Grupo ergue boneco inflável de Dilma em ato contra fatiamento da Lava-Jato

Boneco inflável de Dilma erguido em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) - (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)

Alegoria de 14 metros foi montada entre o STF e o Congresso Nacional. Grupo quer pressionar ministros a reverter desmembramento da operação.

Manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff instalaram um boneco inflável representando a presidente em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (30). A peça media 14 metros de altura e trazia a petista com uma máscara nos olhos e uma faixa com a palavra "impeachment" inscrita.

Segundo a Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, o ato é uma demonstração de repúdio ao desmembramento da Operação Lava-Jato pelo STF. O grupo diz que pretende pressionar os ministros a reverter a decisão.  Eles também pedem que o Congresso vote o impeachment da presidente.
"É praticamente certo que essa temerária decisão irá dificultar o trabalho da força-tarefa comandada por Sérgio Moro", diz a carta elaborada pelo grupo e que deverá ser entregue aos ministros ainda nesta quarta.

"Queremos mandar um recado para os ministros do Supremo porque a gente não está de acordo com o fatiamento da Lava-Jato. Nós queremos que eles revejam essa atitude de fatiamento, que façam um novo julgamento com a presença de todos os ministros e avaliando todas as variáveis", disse o comerciante Liszt Martingo, do movimento Nas Ruas.

Ao todo, 45 movimentos integram a associação. O boneco não é o mesmo que foi exibido no gramado da Esplanada dos Ministérios no dia 7 de setembro, durante outro protesto contra a presidente. A peça usada durante o desfile está atualmente no Rio de Janeiro.

A estrutura ficou montada por cerca de uma hora. Por volta de 16h, o boneco foi furado. Organizadores acreditam que o rasgo tenha acontecido acidentalmente, mas não descartam que tenha sido provocado por alguém.
"A gente estava fixando ele na parte da frente porque atrás já estava fixado. E aí quando começou a fixar a frente para terminar de montar, ele começou a esvaziar. Quando fomos ver atrás ela tinha um rasgo, tipo rasgo de estilete, mas não podemos acusar ninguém, mas é estranho", disse Martingo.

Às 17h40, funcionários da empresa que confeccionou o boneco começaram a costurar os rasgos. O grupo pretendia voltar a inflar a estrutura e permanecer no local até 19h. Servidores do Judiciário que estão instalados desde o início da manhã afirmam que não tiveram participação na confecção do boneco e não têm relação com o ato.

Fonte: Do G1 DF


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem