• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • terça-feira, 8 de setembro de 2015

    Hospital de Base completa 55 anos com saldo de 400 mil consultas anuais

    Hospital é referência; comemoração vai até sábado (12)

    Reconhecido como um dos maiores hospitais do Centro Oeste e com um saldo anual de 400 mil consultas, o Base (HBDF) completa 55 anos nesta semana. A unidade de alta complexidade é referência em trauma, oncologia, urologia, cirurgia vascular, neurocirurgia e outras especialidades. Apenas no primeiro semestre de 2015, foram contabilizados 214.349 atendimentos, sendo 120,2 mil ambulatoriais e 94,1 mil emergenciais.
    Para celebrar o aniversário, a partir desta terça-feira (8) até sábado(12), serão promovidas atividades que vão desde palestras sobre saúde, encontros de residentes, ações motivacionais aos servidores à exposição da história do hospital. 
    "Agradeço aos servidores do Hospital de Base pelo empenho e a todos aqueles que honram a unidade e vestem a camisa para prestar assistência em saúde à população do Distrito Federal. Esse hospital é grande por conta de vocês", destacou a diretora geral, Ana Patrícia de Paula.
    Segundo a diretora, atualmente são 37 especialidades médicas distribuídas em ambulatório e emergência e a unidade conta com 3,1 mil funcionários e 156 residentes. Além disso, por ano, são realizados 200 mil exames de raio x e outros 2 milhões de exames laboratoriais.
    MEMÓRIA – Inaugurado em 12 de setembro de 1960 com o nome de Hospital Distrital de Brasília (HDB), a história de mais de meio século do Base será exposta pelo Arquivo Público do Distrito Federal. Será possível conhecer os antigos construtores, diretores e personalidades que participaram do processo de construção, entre eles, o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o prefeito do Distrito Federal, Israel Pinheiro.
    O HBDF foi o primeiro berço de formação de médicos do Distrito Federal e de outros estados. Enquanto residentes moravam na unidade para poderem estudar medicina, profissionais de diversas especialidades enraizaram seus conhecimentos na prática diária de um grande hospital, que teve como um de seus pacientes internados Tancredo Neves. Além disso, teve como servidor da casa o cantor Ney Matogrosso, que atuou no Arquivo Médico.
    A construção do hospital se iniciou na área que abrange os ambulatórios. Em 1968, foi iniciada a elaboração do projeto de construção do Hospital de Base em uma área de 300 mil metros quadrados. Em 1975, o Hospital Distrital foi transformado em Hospital de Base do Distrito Federal.
    As primeiras unidades criadas foram: clínica médica, clínica cirúrgica, sala de cirurgia com 3 mesas, Central de Material Esterilizado(CME), radiologia, lavanderia e cozinha. A partir de 1978, com a expansão da rede de saúde em todo o Distrito Federal e com a proposta de hierarquização da atenção à saúde, o Hospital de Base mudou seu perfil, restringindo o atendimento aos casos de alta complexidade (patologias de alta complexidade ou terciárias).
    Atualmente, o Hospital de Base atende toda a população do DF, entorno e estados circunvizinhos (Minas Gerais, Goiás e estados do Nordeste). Além de ser Hospital de Ensino servindo como referência para os Programas de Residência Médica e para estudantes das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia.
    Atendimentos
    Especialidades do Ambulatório
    Cirurgia Oncológica
    Genética
    Nefrologia
    Proctologia
    Alergia
    Cirurgia Toráxica
    Ginecologia Oncológica
    Oftalmologia
    Quimioterapia
    Broncoesofagologia
    Cirurgia Vascular
    Hematologia
    Ortopedia & Traumatologia
    Radioterapia
    Cardiologia
    Clínica da Dor Crônica
    Infectologia
    Otorrinolaringologia
    Reumatologia
    Cirurgia Bucomaxilofacial
    Clínica Médica
    Mastologia
    Oncologia Clínica
    Urologia
    Cirurgia Cardíaca
    Endocrinologia
    Medicina Tropical
    Psicologia
    Medicina Física & Reabilitação (Acupuntura; Fisioterapia; Fitoterapia; Terapia Ocupacional)
    Cirurgia de Cabeça e Pescoço
    Fonoaudiologia
    Neurologia
    Pneumologia
    --
    Cirurgia Geral
    Gastroenterologia
    Neurocirurgia
    Psiquiatria
    --
    Especialidades da Emergência
    Cirurgia Cardíaca
    Cirurgia Vascular
    Otorrinolaringologia
    Urologia
    Cardiologia
    Cirurgia Geral
    Neurocirurgia
    Oftalmologia
    --
    Cirurgia Bucomaxilofacial
    Cirurgia Pediátrica
    Neurologia
    Ortopedia & Traumatologia
    --


    Agência de Notícias
    Assessoria de Comunicação Social
    Secretaria de Estado de Saúde do DF


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.