test banner

Hospital de Base completa 55 anos com saldo de 400 mil consultas anuais

Hospital é referência; comemoração vai até sábado (12)

Reconhecido como um dos maiores hospitais do Centro Oeste e com um saldo anual de 400 mil consultas, o Base (HBDF) completa 55 anos nesta semana. A unidade de alta complexidade é referência em trauma, oncologia, urologia, cirurgia vascular, neurocirurgia e outras especialidades. Apenas no primeiro semestre de 2015, foram contabilizados 214.349 atendimentos, sendo 120,2 mil ambulatoriais e 94,1 mil emergenciais.
Para celebrar o aniversário, a partir desta terça-feira (8) até sábado(12), serão promovidas atividades que vão desde palestras sobre saúde, encontros de residentes, ações motivacionais aos servidores à exposição da história do hospital. 
"Agradeço aos servidores do Hospital de Base pelo empenho e a todos aqueles que honram a unidade e vestem a camisa para prestar assistência em saúde à população do Distrito Federal. Esse hospital é grande por conta de vocês", destacou a diretora geral, Ana Patrícia de Paula.
Segundo a diretora, atualmente são 37 especialidades médicas distribuídas em ambulatório e emergência e a unidade conta com 3,1 mil funcionários e 156 residentes. Além disso, por ano, são realizados 200 mil exames de raio x e outros 2 milhões de exames laboratoriais.
MEMÓRIA – Inaugurado em 12 de setembro de 1960 com o nome de Hospital Distrital de Brasília (HDB), a história de mais de meio século do Base será exposta pelo Arquivo Público do Distrito Federal. Será possível conhecer os antigos construtores, diretores e personalidades que participaram do processo de construção, entre eles, o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o prefeito do Distrito Federal, Israel Pinheiro.
O HBDF foi o primeiro berço de formação de médicos do Distrito Federal e de outros estados. Enquanto residentes moravam na unidade para poderem estudar medicina, profissionais de diversas especialidades enraizaram seus conhecimentos na prática diária de um grande hospital, que teve como um de seus pacientes internados Tancredo Neves. Além disso, teve como servidor da casa o cantor Ney Matogrosso, que atuou no Arquivo Médico.
A construção do hospital se iniciou na área que abrange os ambulatórios. Em 1968, foi iniciada a elaboração do projeto de construção do Hospital de Base em uma área de 300 mil metros quadrados. Em 1975, o Hospital Distrital foi transformado em Hospital de Base do Distrito Federal.
As primeiras unidades criadas foram: clínica médica, clínica cirúrgica, sala de cirurgia com 3 mesas, Central de Material Esterilizado(CME), radiologia, lavanderia e cozinha. A partir de 1978, com a expansão da rede de saúde em todo o Distrito Federal e com a proposta de hierarquização da atenção à saúde, o Hospital de Base mudou seu perfil, restringindo o atendimento aos casos de alta complexidade (patologias de alta complexidade ou terciárias).
Atualmente, o Hospital de Base atende toda a população do DF, entorno e estados circunvizinhos (Minas Gerais, Goiás e estados do Nordeste). Além de ser Hospital de Ensino servindo como referência para os Programas de Residência Médica e para estudantes das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia.
Atendimentos
Especialidades do Ambulatório
Cirurgia Oncológica
Genética
Nefrologia
Proctologia
Alergia
Cirurgia Toráxica
Ginecologia Oncológica
Oftalmologia
Quimioterapia
Broncoesofagologia
Cirurgia Vascular
Hematologia
Ortopedia & Traumatologia
Radioterapia
Cardiologia
Clínica da Dor Crônica
Infectologia
Otorrinolaringologia
Reumatologia
Cirurgia Bucomaxilofacial
Clínica Médica
Mastologia
Oncologia Clínica
Urologia
Cirurgia Cardíaca
Endocrinologia
Medicina Tropical
Psicologia
Medicina Física & Reabilitação (Acupuntura; Fisioterapia; Fitoterapia; Terapia Ocupacional)
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Fonoaudiologia
Neurologia
Pneumologia
--
Cirurgia Geral
Gastroenterologia
Neurocirurgia
Psiquiatria
--
Especialidades da Emergência
Cirurgia Cardíaca
Cirurgia Vascular
Otorrinolaringologia
Urologia
Cardiologia
Cirurgia Geral
Neurocirurgia
Oftalmologia
--
Cirurgia Bucomaxilofacial
Cirurgia Pediátrica
Neurologia
Ortopedia & Traumatologia
--


Agência de Notícias
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Saúde do DF


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem