test banner

Hospital de Base é referência em linhas prioritárias do Ministério da Saúde


O Hospital de Base é uma unidade de saúde com números expressivos. Em seus 54 mil metros quadrados de área construída e aproximadamente 6 mil servidores e terceirizados, além de 200 residentes, faz cerca de 400 mil consultas, 10 mil cirurgias, 20 mil internações, 200 mil exames radiológicos e dois milhões de exames laboratoriais.

Tamanha demanda não é para menos. O hospital oferece atendimento em 40 especialidades médicas e ainda é referência em diversos tratamentos, muitos deles das linhas prioritárias do Ministério da Saúde. Um dos principais é o Centro de Trauma, que atende politraumatizados graves, como as vítimas de acidentes e de violência. Somente no primeiro semestre deste ano, o setor fez 5.553 atendimentos, sendo 723 na sala vermelha e 4.830 na amarela.

Quem precisa dos serviços do Trauma elogia. "Quero parabenizar a equipe do Hospital de Base pelo excelente atendimento à minha sobrinha. Foi bem rápido. Em aproximadamente 40 minutos, ela já estava com o raio-x em mãos", contou Dirceu Silva, 50.

Para Andréa Pupe, a assistência também foi rápida, eficiente e profissional. “Meu filho caiu de bicicleta e percorri hospitais particulares sem encontrar ajuda. Foi no Centro de Trauma que ele foi prontamente atendido pelos excelentes profissionais que ali atuavam. Fico orgulhosa de poder contar com um atendimento assim", disse. 

CÂNCER  O Hospital de Base é o único no DF que oferece atendimento ao paciente de câncer em todas as etapas, desde análises e diagnósticos até a radioterapia, além dos cuidados paliativos, da Clínica da Dor e da acupuntura. Tudo isso no Complexo de Atendimento ao Câncer (Cacon).

Para a paciente Maria de Jesus do Nascimento todo o atendimento que ela recebeu foi excelente. “Fiz cirurgia e depois comecei com a radioterapia e a quimioterapia. Hoje sou atendida pelos médicos especialistas em Cuidados Paliativos, e está sendo ótimo. Eles trabalham na diminuição das minhas dores, que são terríveis, e na sensação de bem estar. Ajuda também na indicação de medicamentos”, conta a usuária.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL O Centro Neurocardiovascular do Hospital de Base figura como unidade de referência para atendimento de pacientes com AVC isquêmico na sua fase aguda. Somente na primeira quinzena de agosto, 14 pessoas com a doença foram atendidas na unidade.


Além disso, o centro também atende casos de infarto agudo do miocárdio, bloqueios cardíacos, paradas cardíacas e pacientes em pós-parada. “São os casos de pacientes trazidos pela equipe de resgate logo após a reversão de uma parada cardíaca e necessitam de cuidados especializados para estabilização clínica e definição diagnóstica”, explica o chefe do centro, Mateus Borges.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem