test banner

Liliane Roriz comemora chamamento público para trem Brasília-Luziânia


Após assumir o protagonismo na busca pela construção de uma ferrovia que ligue Brasília a Luziânia, a deputada distrital Liliane Roriz comemorou nesta quinta-feira, 17 de setembro, a publicação do chamamento público que autoriza estudos de viabilidade para exploração dos serviços. A parlamentar havia reunido, em agosto, governadores de Goiás e do DF, Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg, com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para tratar do assunto. O trem Brasília-Luziânia será a primeira ferrovia de transporte de passageiros por meio de Parceria Público Privada (PPP).

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) o Chamamento Público. Mais de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas com o transporte ferroviário entre as duas cidades. Para o dia 30 de outubro está prevista ainda a publicação do Chamamento Público para estudos da ferrovia que vai ligar Brasília a Goiânia.

“Sempre acreditei no projeto. A ferrovia é a saída para amenizar o problema das nossas vias. Hoje uma viagem de Brasília a Luziânia pode levar mais de duas horas, dependendo do horário. Estudos mostram que 15% dos trabalhadores do DF são do Entorno. Não era mais possível fechar os olhos para esse tipo de transporte público que já funciona há anos em todo o mundo”, afirmou Liliane.

O projeto para ligar Brasília a Luziânia por meio de uma ferrovia foi idealizado pelo ex-governador Joaquim Roriz que chegou a apresentar o projeto ao governador Perillo. “Esse trem representa uma nova política pública de transporte ferroviário no país e beneficia muito os moradores da região do Entorno, que sofrem muito com o transporte público existente. Tomei esse projeto como questão de honra”, ressalta a distrital.

Liliane foi a grande responsável por buscar o entendimento entre os governos do DF e de Goiás com o governo federal para tirar o projeto de Roriz do papel. “Porém, não adiantaria nada, em meio a um país em crise, acreditar que essa obra seria realizada com dinheiro público. Então, apresentei o projeto para dezenas de empresas internacionais, inclusive estatais, para que elas entendessem a importância do projeto e a ferrovia fosse feita por meio de uma PPP”, explica a deputada.

De acordo com o Edital, à disposição dos interessados, a ferrovia terá 76 km e 14 estações entre Luziânia e a Rodoferroviária (DF). Moradores de Cidade Ocidental, Novo Gama, Santa Maria, Valparaíso, Jardim Ingá, Gama, Céu Azul, entre outras, serão beneficiados.


O projeto prevê duas linhas, sendo que a que existe será reaproveitada. A segunda será construída a partir do momento que a primeira entrar em operação.

DISTRITO FEDERAL
Região Administrativa
População
Águas Claras
135.000
Candangolândia
20.000
Ceilândia
450.000
Gama
141.911
Guará
26.000
Jardim Botânico
26.000
Lago Sul
29.000
Núcleo Bandeirante
27.000
Paranoá
47.000
Park Way
25.000
Recanto das Emas
41.434
Riacho Fundo (I e II)
95.000
Samambaia
220.000
Santa Maria
34.564
São Sebastião
100.000
SIA
2.500
Sudoeste/Octogonal
60.000
Taguatinga
220.000
Vicente Pires
80.000
TOTAL
1.780.409
Fonte: Codeplan


Publicação no DOU - Diário Oficial da União - 17/09/2015

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 4/2015 A Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT torna público que realizará Chamamento Público que tem por objeto selecionar pessoas físicas ou jurídicas de direito privado a realizarem estudos acerca da viabilidade da exploração de serviço de transporte ferroviário de passageiros no corredor Luziânia/GO - Brasília/DF, na forma, respectivamente, de edital e termo de referência especifico. OBTENÇÃO DO CHAMAMENTO E SEU ANEXO: o Chamamento e seu Anexo estarão disponíveis a partir do dia 17 de setembro de 2015, no sítio eletrônico da ANTT www.antt.gov.br, ou na Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros - SUPAS/ANTT de 21 de setembro de 2015 a 16 de outubro de 2015, no seguinte endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Lote 10, Trecho 03, Projeto Orla Polo 8, Bloco G, Térreo - Brasília/DF. O material a ser disponibilizado na Sede da Agência é o mesmo material disponibilizado no sítio eletrônico da ANTT. MARCELO VINAUD PRADO Diretor-Geral Em Exercício

Fonte: Assessoria - 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem