• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • quinta-feira, 17 de setembro de 2015

    Liliane Roriz comemora chamamento público para trem Brasília-Luziânia


    Após assumir o protagonismo na busca pela construção de uma ferrovia que ligue Brasília a Luziânia, a deputada distrital Liliane Roriz comemorou nesta quinta-feira, 17 de setembro, a publicação do chamamento público que autoriza estudos de viabilidade para exploração dos serviços. A parlamentar havia reunido, em agosto, governadores de Goiás e do DF, Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg, com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para tratar do assunto. O trem Brasília-Luziânia será a primeira ferrovia de transporte de passageiros por meio de Parceria Público Privada (PPP).

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) o Chamamento Público. Mais de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas com o transporte ferroviário entre as duas cidades. Para o dia 30 de outubro está prevista ainda a publicação do Chamamento Público para estudos da ferrovia que vai ligar Brasília a Goiânia.

    “Sempre acreditei no projeto. A ferrovia é a saída para amenizar o problema das nossas vias. Hoje uma viagem de Brasília a Luziânia pode levar mais de duas horas, dependendo do horário. Estudos mostram que 15% dos trabalhadores do DF são do Entorno. Não era mais possível fechar os olhos para esse tipo de transporte público que já funciona há anos em todo o mundo”, afirmou Liliane.

    O projeto para ligar Brasília a Luziânia por meio de uma ferrovia foi idealizado pelo ex-governador Joaquim Roriz que chegou a apresentar o projeto ao governador Perillo. “Esse trem representa uma nova política pública de transporte ferroviário no país e beneficia muito os moradores da região do Entorno, que sofrem muito com o transporte público existente. Tomei esse projeto como questão de honra”, ressalta a distrital.

    Liliane foi a grande responsável por buscar o entendimento entre os governos do DF e de Goiás com o governo federal para tirar o projeto de Roriz do papel. “Porém, não adiantaria nada, em meio a um país em crise, acreditar que essa obra seria realizada com dinheiro público. Então, apresentei o projeto para dezenas de empresas internacionais, inclusive estatais, para que elas entendessem a importância do projeto e a ferrovia fosse feita por meio de uma PPP”, explica a deputada.

    De acordo com o Edital, à disposição dos interessados, a ferrovia terá 76 km e 14 estações entre Luziânia e a Rodoferroviária (DF). Moradores de Cidade Ocidental, Novo Gama, Santa Maria, Valparaíso, Jardim Ingá, Gama, Céu Azul, entre outras, serão beneficiados.


    O projeto prevê duas linhas, sendo que a que existe será reaproveitada. A segunda será construída a partir do momento que a primeira entrar em operação.

    DISTRITO FEDERAL
    Região Administrativa
    População
    Águas Claras
    135.000
    Candangolândia
    20.000
    Ceilândia
    450.000
    Gama
    141.911
    Guará
    26.000
    Jardim Botânico
    26.000
    Lago Sul
    29.000
    Núcleo Bandeirante
    27.000
    Paranoá
    47.000
    Park Way
    25.000
    Recanto das Emas
    41.434
    Riacho Fundo (I e II)
    95.000
    Samambaia
    220.000
    Santa Maria
    34.564
    São Sebastião
    100.000
    SIA
    2.500
    Sudoeste/Octogonal
    60.000
    Taguatinga
    220.000
    Vicente Pires
    80.000
    TOTAL
    1.780.409
    Fonte: Codeplan


    Publicação no DOU - Diário Oficial da União - 17/09/2015

    AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 4/2015 A Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT torna público que realizará Chamamento Público que tem por objeto selecionar pessoas físicas ou jurídicas de direito privado a realizarem estudos acerca da viabilidade da exploração de serviço de transporte ferroviário de passageiros no corredor Luziânia/GO - Brasília/DF, na forma, respectivamente, de edital e termo de referência especifico. OBTENÇÃO DO CHAMAMENTO E SEU ANEXO: o Chamamento e seu Anexo estarão disponíveis a partir do dia 17 de setembro de 2015, no sítio eletrônico da ANTT www.antt.gov.br, ou na Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros - SUPAS/ANTT de 21 de setembro de 2015 a 16 de outubro de 2015, no seguinte endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Lote 10, Trecho 03, Projeto Orla Polo 8, Bloco G, Térreo - Brasília/DF. O material a ser disponibilizado na Sede da Agência é o mesmo material disponibilizado no sítio eletrônico da ANTT. MARCELO VINAUD PRADO Diretor-Geral Em Exercício

    Fonte: Assessoria - 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.