test banner

Ministério das Relações Exteriores (MRE): Sinditamaraty comemora seis anos de atuação


Com a entidade, os servidores do MRE ganharam vez e voz na defesa da melhoria das condições de trabalho e da valorização das carreiras

A história pode ser recente, mas em seis anos de atividade, comemorados neste mês, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) tem motivo para comemorar importantes conquistas para as quatro categorias representadas.

À frente da entidade, Sandra Nepomuceno destaca que o surgimento do sindicato trouxe um novo modo de pensar as relações de trabalho do Ministério das Relações Exteriores (MRE). “O principal feito do Sinditamaraty nesses seis anos foi trazer visibilidade às reivindicações das carreiras do MRE, como melhores condições de trabalho e combate aguerrido ao assédio moral”, disse.

As reivindicações dos Assistentes, Oficiais de chancelaria, Diplomatas e PCC/PGPE´s ganharam voz perante o MRE. Entretanto, o sindicato trouxe uma nova realidade à administração do ministério, como explica a presidente: “A administração ainda não está acostumada com a atuação do sindicato. São quase duzentos anos de existência do Itamaraty, sem que uma entidade sindical fosse instituída para representar os servidores”, conta.

Sandra ainda destaca que “os gestores do Itamaraty precisam entender que ambas as instituições estão no mesmo patamar, conforme estabelece a Constituição, e que as iniciativas do Sinditamaraty são para contribuir com a administração na prestação de um serviço de qualidade aos brasileiros”, ressalta.

No ano passado, a representatividade ganhou força com o reconhecimento do Ministério do Trabalho. O órgão concedeu a carta sindical ao Sinditamaraty que, com o documento, consolidou-se como representante legal de todos os servidores do MRE. Atualmente, o sindicato conta com mais de 1.400 filiados, sede própria, departamento jurídico, parcerias e inúmeros benefícios para os afiliados.

No momento, o sindicato segue o diálogo com o MRE para melhoria das condições de trabalho dos servidores. Com o governo federal, a entidade segue negociando o reajuste salarial e o atendimento a itens da pauta específica da entidade.

As atuais reivindicações das categorias são: reenquadramento do subsídio, o reajuste do auxílio-familiar, o aprimoramento da regulamentação da residência funcional (RF), a regulamentação da Lei 12.601/2012, a inserção dos PCC/PGPE no regime jurídico do SEB e a concessão automática do passaporte diplomático a todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro.

                                                         *******


Sobre o Sinditamaraty – Criado em setembro de 2009, o Sinditamaraty reúne os servidores do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O objetivo da entidade é defendê-los e reivindicar os interesses da categoria composta por assistentes de chancelaria, diplomatas, oficiais de chancelaria e servidores do PCC/PGPE, perante o governo federal, a administração do MRE e o Congresso Nacional. Visa, ainda, lutar pela valorização do servidor público em conjunto com outras entidades de classe e perante à sociedade civil. As tratativas de temas de interesse das carreiras do MRE como o reenquadramento do subsídio, o reajuste do auxílio-familiar, o aprimoramento da regulamentação da residência funcional (RF), a regulamentação da Lei 12.601/2012, as demandas do PCC/PGPE e a concessão automática do passaporte diplomático a todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro (SEB), têm evoluído e espera-se que, em breve, mudanças significativas ocorram nas condições de trabalho do ministério. Além disso, o sindicato ampliou substancialmente sua representatividade, a partir de 4 de julho de 2014, quando o Diário Oficial da União de nº 126, publicou o deferimento do registro sindical da entidade, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A medida oferece nova perspectiva de atuação constitucional, em prol dos interesses individuais e coletivos da categoria, com capacidade de participar, de modo exclusivo, das negociações coletivas de temas afetos às carreiras representadas. Por fim, o SINDITAMARATY conta com uma sede própria, departamento jurídico, parcerias e inúmeros benefícios para os afiliados.

SERVIÇO:
Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty)
Sede: SRTVS Quadra 701, bloco "I', Edifício Palácio da Imprensa, 2° andar, salas 210 a 213 Brasília /DF
Tel.: 55 (61) 3024-8872
Site: www.sinditamaraty.org.br

Centro de Apoio ao Afiliado
Anexo 1, 1º subsolo - Ministério das Relações Exteriores
Telefone: 55 (61) 2030-5050
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDITAMARATY
Proativa Comunicação
Contatos: Larissa Leite (61 9821-5423) / Flávio Resende (61 9216-9188)           
Tel: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter: @ProativaC




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem