test banner

Saúde promove Semana de Prevenção à Dengue


Começou nesta segunda-feira (14), em todo o Distrito Federal, a segunda etapa da Semana de Prevenção à Dengue. De setembro a dezembro todas as regionais de saúde farão atividades de combate à doença na terceira semana de cada mês. A primeira etapa ocorreu entre os meses de fevereiro e junho, quando a Secretaria de Saúde do DF contou com o apoio das administrações regionais, do Serviço de Limpeza Urbano (SLU), do Corpo de Bombeiros, Exército e Polícia Militar.

Durante essa semana, a chamada força-tarefa atuará com ações educativas, visitas domiciliares com conscientização dos moradores, manejo ambiental com coleta de inservíveis que possam acumular água, ações de orientação nas escolas, inspeção do domicílio buscando identificar possíveis focos do mosquito e capacitação profissional.

“O DF continua com redução nos casos de dengue e para continuar com essa queda é necessário a ajuda de todos. A saúde está se antecipando ao período da chuva. Teremos essas ações durante a terceira semana de cada mês mas, todos os dias, os nossos agentes de vigilância ambiental e comunitários de saúde estão atuando nas cidades com ações de combate à dengue”, informa o subsecretário de Vigilância á Saúde, José Carlos Valença.

Essa é a 23ª Semana de Mobilização de combate à dengue de 2015 e muitas regiões administrativas estenderão as ações até o final do mês de setembro. Veja a programação completa anexa.

As atividades contarão com a parceria do SLU, administração regional, coordenação regional de ensino, Agefis, diretoria de atenção primária à Saúde, vigilâncias epidemiológicas, ambiental e sanitária da SES/DF, Ouvidoria das coordenações gerais de Saúde e Conselho Regional de Saúde, órgãos que formam o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano Regional de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue) de cada regional de Saúde.


Do início de junho até o meio de agosto o DF registrou queda de 45,9% dos casos. Fercal, Candangolândia e Núcleo Bandeirante são as regiões administrativas que apresentaram os maiores índices de redução com 84,7%, 76% e 64,8%, respectivamente.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem