O ano de 2015 tem sido de grandes desafios para os
empreendedores. As dificuldades na economia exigem dos empresários gestão ainda
mais eficiente do negócio para permanecer e crescer no mercado. Mais do que
nunca, é hora de melhorar o desempenho, cortar custos, garantir bom atendimento
e inovar.
Por isso,
o Sebrae inicia hoje a maior ação de capacitação de pequenos negócios que já
promoveu no país. Até o próximo dia 26, microempreendedores individuais (MEI),
donos de microempresas, de pequenas empresas e de propriedades rurais terão
oportunidade única para aperfeiçoar a gestão do negócio e ganhar mais
competitividade no mercado em tempos de economia desaquecida.
Intensa
agenda de capacitações gratuitas será oferecida aos empreendedores, aqui no
Distrito Federal e nos 26 estados, sobre temas estratégicos para a boa gestão
do negócio — em especial sobre vendas e finanças. Essenciais em qualquer época,
elas ganham uma relevância muito maior em um cenário econômico difícil para o
mercado.
A semana
de capacitação faz parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, uma iniciativa
que o Sebrae lidera perante a sociedade para estimular o consumo nos pequenos
negócios. O marco do movimento é o próximo dia 5 de outubro, que queremos que
se torne data anual forte no varejo brasileiro em homenagem a esses
empreendimentos. Um dia para priorizar e incentivar os pequenos negócios que
fazem parte do dia a dia dos cidadãos.
O
fortalecimento dos pequenos negócios, que representam 95% do total de empresas
brasileiras e respondem por 27% do PIB, é uma saída para a recuperação da
economia. O Brasil não sairá da crise nem se tornará país mais desenvolvido se
não levar em consideração os pequenos negócios. Eles desempenham papel social
fundamental: geram mais da metade dos empregos formais do país, o que garante
salário a 17 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Mesmo em
ano de dificuldades, como 2015, os pequenos negócios continuam criando vagas de
trabalho. No primeiro semestre deste ano, eles proporcionaram mais de 116 mil
empregos, enquanto, nas médias e grandes empresas, houve 476 mil demissões.
Então, é importante o consumidor compreender o poder que empresas, como os
mercadinhos, as padarias, as floriculturas e muitas outras, têm de dinamizar as
economias local e nacional.
Quando o
consumidor prioriza comprar em uma pequena empresa, ele faz com que o dinheiro
circule pela região, favorecendo novas oportunidades de desenvolvimento, e
ajuda o negócio a se tornar mais competitivo, a investir mais em inovação e
qualidade de seus produtos e serviços. Mais fortalecido, o negócio aumenta seu
potencial de contratação, gerando mais emprego e renda. É um efeito dominó
positivo para todos.
Mas não
adianta o consumidor querer priorizar o pequeno negócio se ele não está
preparado para atender às expectativas do cliente. Sabemos que consumidores
satisfeitos voltam — e recomendam o local para outras pessoas. Não é esse
reconhecimento que todo empresário deseja? Ainda mais em tempos de crise,
quando as pessoas ficam muito mais seletivas em relação ao que comprar e onde
comprar. Logo, é fundamental o empreendedor ser proativo e trabalhar para
melhorar a gestão, o que vai facilitar a conquista de mais clientes.
Durante
essa semana de capacitação, o Sebrae vai promover grande mutirão em diferentes
regiões para apoiar os pequenos negócios do Distrito Federal. Serão 10 mil
vagas para os empreendedores participarem de oficinas e palestras sobre temas
como finanças, vendas, sustentabilidade, marketing, e-commerce e inovação.
Serão montadas tendas para atendimento em Brazlândia, Ceilândia, Gama,
Planaltina, São Sebastião e Taguatinga. As unidades móveis estarão nos Guará I
e II, Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia e Itapoã. Também haverá
atividades na Sala do Empreendedor em Sobradinho, na sede do Sebrae no DF e nos
prédios do Sebrae Nacional nas asas Sul e Norte.
Ao
descentralizar o atendimento, o Sebrae quer facilitar o acesso, ao
empreendedor, de capacitações essenciais para sua empresa. A programação de
todas as atividades está disponível no portal do Sebrae no Distrito Federal
(www.df.sebrae.com.br), onde as inscrições também podem ser feitas. Pode ter
certeza de que a recuperação da economia, que todos desejamos, está associada
ao desempenho dos pequenos negócios brasileiros — o que depende tanto da
valorização desse segmento pelo consumidor, quanto da iniciativa do empresário
de se capacitar. Os empreendedores podem contar conosco nesse desafio e não
deixem de aproveitar as muitas oportunidades para isso nesta semana.
Por: Luiz Barretto – Presidente do Sebrae Nacional – Fonte:
Correio Braziliense - Foto/Ilustração Google/Blog