test banner

#ARTESVISUAIS » Athos Bulcão para o ano inteiro

Athos Bulcão com a treliça do Palácio do Itamaraty ao fundo: onde tocou, ele imprimiu a marca do talento na cidade

"Fundação abre campanha para financiar o calendário de 2016 com trabalhos do mais importante artista de Brasília"

É chegada mais uma oportunidade de contribuir para a cultura da cidade e ainda ganhar brinde inspirado na obra de Athos Bulcão. A fundação que leva seu nome abriu campanha de financiamento coletivo para a produção do calendário de 2016. 

O projeto Calendário Ilustrado da Fundação Athos Bulcão existe desde 1998, apresentando 12 diferentes obras de arte a cada ano. Além de homenagear o artista, as páginas dos meses de janeiro são dedicadas a obras criadas por crianças de Brasília baseadas em seus trabalhos. O Calendário de 2016 dá continuidade à divulgação da arte de Athos, que escolheu Brasília para viver e humanizar com sua arte, proporcionando ao público a possibilidade de colecionar e conhecer mais sobre um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil.
  
O tema escolhido para 2016 são as obras do artista que fazem parte do acervo da própria fundação. O público poderá conhecer melhor trabalhos produzidos nas mais diversas técnicas exploradas por Athos: pintura, desenho, gravura, escultura, colagem, além de estudos e plantas de projetos.
  
E quem colaborar com a campanha poderá ganhar, além do calendário, acessórios inspirados na obra de Athos, como conjunto de cadernos, baralho, tag para mala, conjunto de imã, colar de prata, kit marca página, moldura com 2 azulejos Igrejinha, kit lápis e livro Athos Bulcão para colorir. Os brindes incluem o frete tipo PAC, para todas as regiões do Brasil ou poderão ser retirados na loja da Fundação, em Brasília. Uma novidade é que, este ano, empresas também poderão colaborar, com cota que lhes permitem a impressão da logomarca no calendário, além do recebimento de 80 exemplares do mesmo. 

Esta é a terceira campanha de financiamento coletivo do projeto, que vem crescendo a cada ano. A tiragem saiu de 2 mil calendários, no primeiro ano, para 6 mil unidades este ano. A campanha tem o conceito de tudo ou nada, ou seja, caso a meta de arrecadação não seja atingida, o projeto será cancelado. A coordenadora de projetos da Fundação Athos Bulcão, Rafaela Tamm, ressalta a importância de a população abraçar a ideia: “Precisamos defender a memória cultural da cidade que tem a própria identidade visual criada por Athos”, afirma.

Acervo sem casa  
A Fundação Athos Bulcão até hoje ainda não possui sede própria. Chegou a receber, em 2009, a doação simbólica de um terreno para a construção de sua sede, no Eixo Monumental (ao lado do Centro de Convenções), e belíssimo projeto do arquiteto Lelé Filgueiras. No entanto, nada saiu do papel até o momento.

Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, conta que o processo foi identificado este ano pelo novo secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, que tem se mostrado aberto ao caso.

“Já tivemos uma sinalização do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, de que o governo federal garantiria um aporte de 50% do orçamento da obra, estimada em R$ 4 milhões, desde que o governo distrital complementasse a outra smetade”, conta Valéria, que tenta conseguir uma audiência com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, desde o início do ano, para tratar deste assunto. Em 2018, serão celebrados os 100 anos de nascimento de Athos e a intenção da fundação é marcar a data com a inauguração da nova sede.

Em 2010, a fundação foi pressionada a desocupar o prédio no Setor de Autarquias Norte e, de lá pra cá, já mudou de lugar duas vezes. Há dois anos, aluga algumas salas em uma quadra comercial da Asa Norte para tocar os projetos e guardar o acervo da instituição. 

A Fundação Athos Bulcão foi fundada em 1992 para preservar e divulgar a obra do artista plástico. A entidade desenvolve projetos de arte, disponibiliza bens culturais, investe na educação patrimonial e na formação de plateia. Além de preservar e difundir a obra de Athos, investe na educação de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino, em projetos que atendem por ano mais de 2 mil crianças e jovens do Distrito Federal.
     
Campanha do Calendário Ilustrado 2016 da Fundação Athos Bulcão. 
Contribuições a partir de R$ 15, disponíveis pelo site 
www.catarse.me/pt/c

Fonte: » Leonardo Fernandes - Especial para o Correio – Foto: Jose Varella/CB/D.A.Press

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem