test banner

Elaboração do Plano do Turismo Criativo na fase final

Seminário "Relatos das Oficinas Criativas" dará continuidade à elaboração do documento, que visa inovar o conceito de turismo na capital e que será apresentado já em dezembro para a população

Com o objetivo de mobilizar a cidade para o novo conceito de pensar, planejar e produzir turismo com criatividade e inovação, a Secretaria de Turismo de Brasília, em parceria com o SEBRAE-DF, realizará o Seminário Relatos das Oficinas de Turismo Criativo, dando continuidade às ações de desenvolvimento do Plano de Turismo Criativo de Brasília. O encontro acontecerá no dia 15 de outubro, a partir das 14h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Auditório Buriti).

Na ocasião, serão apresentados relatos e demais resultados das oficinas criativas anteriores, que reuniram empresários, lideranças do trade, promotores de eventos, gestores culturais, startups, estudantes e consultores no Planetário de Brasília, ocorridas no mês de setembro. A ideia é mostrar aos participantes e colaboradores os encaminhamentos para complementação do plano, previsto para ser entregue aos brasilienses já em dezembro deste ano.

“Por meio do Plano de Turismo Criativo, vamos buscar transformar Brasília em referência de cidade criativa, com soluções inovadoras para o desenvolvimento local”, afirma o secretário de Turismo, Jaime Recena. Ele assegura que esforços da secretaria estão voltados para viabilizar a estruturação do plano. “Pela análise da realidade atual da cidade e suas necessidades de transformação em produtos turísticos regionais, nacionais ou internacionais mais criativos, têm sido propostas várias intervenções, conceitos e atratividades em etapas que possam mobilizar pessoas, turistas, a cidade, a sociedade civil, empresas, o governo local e entidades”.

Recena afirma que o Turismo Criativo traduz-se, na atualidade, como a nova tendência do mercado mundial e uma necessidade de diversificar o setor turístico para a competitividade. “É preciso proporcionar aos visitantes de uma cidade a possibilidade de fazer uma imersão na cultura, nas artes, na gastronomia, no modo de vida das pessoas, nos eventos de rua, nos novos negócios, na tecnologia, nos roteiros e visitas fora do lugar comum, proporcionando-lhes vivências únicas e verdadeiramente inovadoras no local, com base na nova economia criativa”.

O trabalho conjunto de consultoria técnica criativa tem assessorado o desenvolvimento e estruturação do plano, utilizando a metodologia da Escola de Criatividade – organização que já desenvolveu projetos em diversos destinos, para criar novos conceitos e ideias no setor turístico. “Trazer o novo, envolver o trade turístico em uma nova dinâmica de mercado, para pensar novos produtos e novas formas de gerar negócios em torno dos segmentos turísticos são os objetivos desses encontros altamente práticos em torno de ideias e soluções”, afirma consultor especialista em turismo criativo da Escola de Criatividade, Jean Sigel.

Serviço: Seminário "Relatos das Oficinas Criativas"
Data: 15 de outubro
Horário: 14h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Auditório Buriti).




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem