test banner

Horário de verão aumenta fluxo de usuários do Parque da Cidade

Secretaria de Turismo prepara local para receber praticantes de esportes e visitantes já a partir desta semana

Com os dias quentes e o horário de verão que começou à meia noite do dia 18, em que os relógios foram adiantados em uma hora, é comum aumentar a prática de exercícios físicos ao ar livre. A capital oferece, entre outros espaços públicos, o Parque da Cidade, no coração de Brasília e aberto ao público. O espaço será preparado para receber o aumento do fluxo de pessoas durante o horário de verão, com apoio das equipes de limpeza e segurança. O objetivo é estimular a população a se exercitar para a manutenção da saúde e proporcionar mais qualidade de vida. O encontro é aberto para pessoas de qualquer faixa etária.

Um dos benefícios será entregue no fim desta semana. Para estimular a prática de exercícios físicos, a Secretaria de Turismo de Brasília vai entregar a 1ª Quadra de Beach Tênnis do parque, ou simplesmente tênis de praia, aos brasilienses. A quadra, que fica no Estacionamento 13, estava abandonada. “Determinei a reforma da antiga quadra, que começou nesta segunda-feira. O espaço receberá areia nova, pintura das traves e rede. Essa é uma contribuição de Brasília aos praticantes do esporte”, diz o secretário de Turismo, Jaime Recena. Os recursos vieram de empresas parceiras do parque.

O secretário lembra que o DF possui mais de 70 os parques públicos no Distrito Federal, mas que a greve dos servidores tem prejudicado o funcionamento dessas áreas, com exceção do Parque da Cidade.  “Com as estações bem marcadas, livres de chuva por um longo período do ano, a prática de atividades de lazer ou esportivas ao ar livre no parque é mais um atrativo para os visitantes”, afirma Jaime Recena. O Parque da Cidade Sarah Kubistcheck é o segundo maior parque urbano do mundo e está localizado perto dos setores hoteleiros Norte e Sul, o que facilita o acesso aos turistas.

“Lá, o turista poderá se juntar aos moradores para caminhar, correr, patinar, andar de skate em pistas próprias de até 10 quilômetros e livres de carros. Desfrutará de vários parques infantis, bares, quiosques, restaurantes, quadras esportivas, lagos e árvores frondosas para, na sombra, até curtir um prosaico piquenique”, completa Recena.

Benefícios de exercitar-se ao ar livre
Todo exercício físico faz bem à saúde. Mas ao ar livre, tem mais benefícios. Um estudo realizado na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, constatou que correr, andar de bicicleta ou caminhar em áreas verdes diminui consideravelmente os níveis de stress, tensão e depressão. O experimento envolveu mais de duas mil pessoas.


Outro estudo comprova melhora na saúde mental. A Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que passar pelo menos cinco minutos em uma área verde, como um parque, fazendo exercícios, pode ser suficiente para melhorar o humor e também a autoestima.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem