test banner

Secretaria promove atividades em razão do Outubro Rosa

Maior ação será no Hospital de Base, onde haverá mutirão de cirurgias

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2015, cerca de 57 mil pessoas desenvolverão a doença, que acomete homens e mulheres. Durante este mês, a conscientização para a prevenção ganha destaque em razão do Outubro Rosa.
Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde preparou uma programação que contempla várias regionais. A maior ação, porém, será no Hospital de Base (HBDF). Mulheres acima de 40 anos de idade poderão comparecer no ambulatório da unidade nos dias 6 e 7 deste mês para agendar uma consulta com um especialista em mama.
As interessadas deverão levar a última mamografia. Quem não tiver o exame, será encaminhada para fazer na Clínica da Mama ou no Hospital Universitário de Brasília, parceiros da ação. Serão distribuídas 150 senhas de atendimento no dia 6 e 150 senhas no dia 7.
"O objetivo desse trabalho é reforçar a conscientização das mulheres na prevenção do câncer de mama. Orientamos que façam o auto exame sempre e que procurem um especialista se notarem nódulos nos seus seios. O diagnóstico precoce pode salvar a vida, dando a oportunidade de tratamento e até a cura", destaca enfermeira da Mastologia do HBDF, Gislene Neres.
Além disso será realizado, em 24 de outubro, mutirão de cirurgias no HBDF em pacientes do serviço de Mastologia que aguardam tratamento cirúrgico para câncer de mama, reconstrução mamária, biópsias guiadas por agulhamento e implantação de catéteres de quimioterapia cadastradas nos livros da Unidade de Mastologia.
CAMPANHA - O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Durante todo o mês, monumentos ganham iluminação cor de rosa e campanhas de conscientização são promovidas em todo o país.
Nenhuma Mulher Sem Mama é o tema do Outubro Rosa deste ano da Sociedade Brasileira de Mastologia. A campanha visa alertar as mulheres para a vigilância do Câncer de Mama e outros tipos de canceres e seus direitos envolvidos no rastreamento, diagnóstico e tratamento. Orienta e alerta também para a reconstrução mamária.
ATENDIMENTO  Na rede pública de saúde do DF, o câncer de mama é diagnosticado em todos os hospitais regionais. O acesso é feito por meio de consultas agendadas pelo ginecologista e mastologista, nos Centros de Saúde e Clínicas da Família. O tratamento é realizado no Hospitais de Base e nos regionais da Asa Norte, Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga.
Os tratamentos oferecidos são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. O último avanço obtido a nível de Secretaria de Saúde é a possibilidade de reconstrução imediata da mama, disponibilizando-se cirurgia plástica no Hospital de Base e nos regionais da Asa Norte e Sobradinho.
Desde janeiro, 100 mulheres foram submetidas a cirurgias para retirada de câncer de mama no HBDF. Destas, 70% fizeram reconstrução mamária, após a mastectomia. As outras não realizaram devido a casos específicos, nos quais a inclusão de prótese não é recomendada, como casos clínicos mais graves, pacientes com diabetes ou hipertensão, entre outros fatores.

Em 2014, 225 pessoas morreram de câncer de mama no DF. Foram realizadas 450 cirurgias em razão da doença.
PROGRAMAÇÃO
Centro de Saúde nº3 (Gama)
Atividades: palestras, rodas de conversa e oficinas.
Programação:
- 1 e 9/10 – Viver bem, Nutrição e Atividade Física;
- 13 e 16/10 – Amamentação
- 19 e 23/10 – Drogas lícitas e ilícitas;
- 26 e 30/10 – Cuidados com o corpo;
- 30/10 – Café da manhã com atividades para as servidoras do Centro de Saúde.

Durante todo o mês os servidores usarão broche rosa em alusão à campanha. Todas as equipes lotadas no centro farão atividades individuais, livres com mutirões de coleta de exames Citopatológicos, palestras e atividades em grupo.

Hospital Regional de Santa Maria
Dia: 8 de outubro
Será realizado evento aberto à comunidade com exibição do filme "Unidas pela Vida". Após haverá roda de conversa com mastologistas, psicológicos e assistentes sociais sobre o tema.

Dia: 26 de outubro
Evento multidisciplinar (nutricionista, enfermeiro e fisioterapeuta) com palestras e orientações para pacientes que já foram diagnosticadas e tratadas para câncer de mama.

Regional de Saúde do Recanto das Emas
Local: Igreja Comunidade Cristã Ministério da Fé
Dia: 10 de outubro
Atividades: Duas equipes de saúde estarão no local para atender a comunidade com aferição de PA e glicemia, palestras DM, HAS, saúde bucal, DST e palestras sobre estilos de vida saudável e orientações sobre câncer de mama.

Regional de Saúde de Planaltina
Dias: 8 (Centro de Saúde 4), 22 (Centro de Saúde 5) e 29 (Centro de Saúde 2) de outubro
Evento: Atividade com mulheres sobre violência obstétrica, violência doméstica com temática de informações sobre o PAV (Programa de Pesquisa Assistência e Vigilância a Violência)
Dia: 31 de outubro
Atividade: Informações sobre prevenção de câncer de colo de útero- risco de contágio do HPV e prevenção de câncer de mama.

Local: Praça São Sebastião

Centro de Saúde nº 9 (Asa Norte)
5/10 – 7 horas- 
Atividade educativa da odontologia para pré-natal e demais mulheres 6/10 – 9 e 14 horas – Vacinação contra HPV Escola Classe nº6 Cruzeiro Novo 7/10 – 13 horas - Diversas atividades no estacionamento - participação do Senac 14/10 – 8 horas - Palestra sobre o Direito das Mulheres 16/10 – 8 horas - Atividade educativa sobre dengue 20/10 – 9 e 14 horas – Vacinação contra HPV na Escola Classe 4 

Cruzeiro Velho
22/10 – 9 e 14 horas – Vacinação contra HPV na Escola Classe nº 8 Octogonal 26/10 – 7 horas - Atividade educativa da odontologia para pré-natal e demais mulheres




Foto: Catedral Metropolitana - Autor: Raí Costa Filho - Ilustração: Blog/Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem