test banner

Mastologia do HBDF atenderá mulheres para prevenir o câncer

Mutirão de cirurgias no sábado (24) está programado para atender 24 mulheres

Nesta terça-feira (20), começa o atendimento às 400 mulheres que participaram do mutirão de marcação de consultas com especialista em mamas, realizado no Hospital de Base (HBDF), no início desse mês.

As consultas serão realizadas em dois dias: 200 mulheres serão atendidas na terça-feira e outras 200 na quarta-feira (21). Ao todo, 14 especialistas farão o atendimento das 7h às 12h e das 13h às 18h, na unidade da Mastologia do HBDF.

“Esperamos avaliar as mamas das pacientes que agendaram e dar continuidade ao atendimento necessário. As usuárias que precisam de acompanhamento serão orientadas e encaminhadas aos devidos procedimentos (biopsias, cirurgias, tratamentos quimioterápicos, entre outros). E as outras que não precisam de acompanhamento serão orientadas a fazerem o auto exame com rotina, além do procedimento de mamografia anualmente”, explica a médica mastologista do HBDF, Carolina Fuschino.

MAMOGRAFIAS – Os exames foram feitos com o apoio de parceiros como Clínica da Mama, CRT de Taguatinga, Hospital Universitário de Brasília (HuB), além de doações dos mastologistas do HBDF.

CIRURGIAS – Além das consultas, haverá mutirão de cirurgias de retirada de tumor, no sábado (24), de pacientes que aguardam na fila do HBDF.  “Com as cirurgias de sábado, esperamos reduzir a nossa fila de mulheres que aguardam a mastectomia. Iremos atender das 7h às 19h, em dois turnos com médicos especialistas na área”, afirma a especialista.


MORTES – Em 2014, o número de mortes de mulheres por câncer de mama foi de 257 casos. “Não parece ser um número expressivo, mas se pensarmos que, de 2 mil mortes por doenças diversas, 257 foram mortes por câncer de mama, aí vemos que este número é alto e precisamos diminui-lo”, finaliza a especialista. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem