test banner

Projeto atende comunidade da Vila Varjão com apoio de estudantes

         Inciativa é parceria entre Escola de Ciências de Saúde e Secretaria de Saúde

O Centro de Saúde de Brasília 16 - Varjão está recebendo, desde agosto, alunos do 1º, 2º, 4º e 6º semestre do curso de medicina da Escola de Ciências da Saúde (ESCS). Um dos objetivos é transformar a unidade em um centro de saúde escolar.
"Eles nos ajudam bastante na demanda de visitas locais e a abranger um maior campo para atendermos a todos. Esse é o nosso propósito", enfatiza o médico odontólogo e gerente do Centro de Saúde do Varjão, Luiz Claudio. A unidade recebeu os estudantes participantes para orientação de como deve ser feito todo o atendimento junto à comunidade local para esclarecer dúvidas, dar atendimento e interação direta com a população.
Ao saírem para as visitas e atendimentos domiciliares, os estudantes são acompanhados por um docente nas consultas, sendo assim monitorados no mesmo local das atividades, dando maior visibilidade no aprendizado.
ATIVIDADE - O projeto conta com mais de 40 estudantes de medicina da ESCS que estão trabalhando em parceria com equipes, como por exemplo, Saúde da Família (ESF), Centro de Saúde 16 e em consultórios de clínica médica, contribuindo com mapeamento e cadastramento da comunidade por suas características.
Pesquisas sobre a convivência do idoso na região, palestras para gestantes, sala de vacinação, triagem, curativo e entre outros fazem parte do projeto.O grupo de alunos também fica responsável por uma pesquisa sobre obesidade e sobrepeso, com auxílio de servidores do CS da Escola Classe do Varjão.
De acordo com Luiz Cláudio, a aproximação acadêmica com o setor de atendimento prestado pela Secretaria de Saúde gera muitos ganhos para a comunidade, como também para os alunos em formação pelas experiências e práticas adquiridas.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem