test banner

#Segurança: Policiamento ciclístico reforça segurança na UnB

A partir desta sexta-feira (23), militares também usarão 20 bicicletas para fazer as rondas na universidade 
Depois do Guará e do Gama, o policiamento ciclístico chega à Universidade de Brasília (UnB) na sexta-feira (23). O lançamento da patrulha sobre duas rodas ocorre às 10h30, em cerimônia na prefeitura universitária (campus Darcy Ribeiro, Via L3 Norte, atrás do hospital universitário). Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a nova modalidade abrangerá toda a instituição de ensino e, nos fins de semana e feriados, quando não há aulas, será deslocada para o Eixo Rodoviário, durante a interdição da via para o Eixão do Lazer, e para o calçadão do fim da Asa Norte.
O projeto é uma parceria da corporação com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, da UnB, que investiu R$ 40 mil na compra de 20 bicicletas. Elas são adaptadas para diversos terrenos e têm particularidades exigidas pela PMDF, como freios e pneus reforçados, marchas para diferentes inclinações de pista e adesivos refletivos. Criada por professores da universidade, a fundação tem por objetivos promover e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico, a pós-graduação e a pesquisa, entre outros.
Às 10 horas desta quinta-feira (22), os militares encarregados de fazer a ronda passarão por treinamento no campus. A equipe receberá material específico para a função, como capacete, luvas e uniforme adequado para pedalar. Em seguida, percorrerá a universidade, simulando atividades policiais, como abordagens em casos de atitudes suspeitas.
O comandante da Companhia Operacional do 3º Batalhão de Polícia Militar, capitão Jorge da Silva, acredita que esse modelo de vigilância tornará mais ágil o atendimento das ocorrências, o combate a furtos e roubos, e reforçará o enfrentamento da criminalidade nos estacionamentos. Segundo ele, será também uma maneira de aproximar cada vez mais a PM da comunidade acadêmica.
Viva Brasília
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social destaca que, de janeiro a setembro deste ano, furto a veículos aparece entre os crimes mais registrados nos estacionamentos da UnB, com 74 ocorrências. Porém, devido à atuação do Viva Brasília — Nosso Pacto Pela Vida, programa de segurança pública do governo para combater a violência, o número é 40% inferior em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram 123 casos. "A tendência continuará sendo de queda", assegura o comandante Silva.

O militar destaca que o novo patrulhamento significará um incremento nas atividades de segurança já existentes na instituição. "Continuaremos com os carros, as motocicletas, os cavalos e os policiais a pé", garante. Cerca de cem servidores atuam diariamente na universidade, de segunda a sexta-feira.
No Gama, o policiamento ciclístico conta com seis bicicletas, e os militares trabalham na área central e na pista de caminhada. Outras seis são usadas no Guará, onde o serviço é prestado prioritariamente nas Quadras QE 38 e QE 40, no Polo de Modas, no Setor de Oficinas e em locais perto de agências bancárias.


Por: Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem