test banner

Torre Digital será reaberta com festa para crianças


Tradicional Picnik também será responsável por atrair milhares de visitantes no próximo dia 12. Foodtrucks, shows e aula de Yoga na cúpula da torre estão na programação do feriado

A Secretaria de Turismo encontrou uma forma diferente de reinaugurar a Torre Digital de Brasília. Localizada em Sobradinho, após a Academia de Polícia Federal, a também conhecida como “Flor do Cerrado” receberá programação completa para o 12 de outubro, dia de sua reabertura: 12 de outubro. Além do tradicional Picnik, evento que costuma reunir milhares de pessoas em suas edições, as crianças serão homenageadas com música, comidas, workshops e até mesmo aula de Yoga no mirante do cartão postal.

“Temos o desafio de mobilizar a cidade para um novo conceito de pensar, planejar e produzir turismo com criatividade e inovação. O Picnik é um evento ousado, que valoriza o que é produzido em Brasília e dá vida aos nossos espaços públicos, o que torna nossa cidade muito mais pulsante”, afirma o secretário de Turismo, Jaime Recena. Para ele, o brasiliense só tem a ganhar com a realização dos eventos criativos nos pontos turísticos da capital. “A Torre de TV Digital foi um presente que a cidade ganhou aos completar 52 anos. Do mirante, a 120 metros de altura, é possível contemplar uma vista inesquecível da nossa capital”, emenda.

Segundo Recena, o evento faz parte da estratégia da pasta de promover o chamado “Turismo Criativo”, que se traduz como a nova tendência do mercado mundial e uma necessidade de diversificar o setor turístico para a competitividade. “É preciso proporcionar aos visitantes de uma cidade a possibilidade de fazer uma imersão na cultura, nas artes, na gastronomia, no modo de vida das pessoas, nos eventos de rua, nos novos negócios, na tecnologia, nos roteiros e visitas fora do lugar comum, proporcionando-lhes vivências únicas e verdadeiramente inovadoras, com base na nova economia criativa”, afirma.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Torre de TV Digital está localizada em um dos pontos mais altos do Distrito Federal, na região do Colorado. Batizada pelo próprio Niemeyer de “Flor do Cerrado”, a torre conta com uma iluminação especial, permitindo que seja vista de vários pontos do DF mesmo à noite. O monumento foi construído com o objetivo de garantir a transmissão do sinal digital, beneficiando os brasilienses com imagens de TV em alta definição. Para apreciar a vista que se tem do alto da torre foi construído um mirante situado a 120 metros de altura, de onde até 74 pessoas poderão contemplar uma vista de 360º de Brasília. Duas pétalas completam a torre, que também conta com um espelho d’água em sua base. A primeira cúpula, a 60 metros, a segunda cúpula, a 80 metros de altura.

Picnik
O Picnik é um evento itinerante e gratuito, com apresentações de talentos da cidade e espaço para a comercialização de produtores locais, valorizando a cultura local. O encontro, que acontece periodicamente, busca estimular propostas originais, criativas e regionais, com o objetivo de disseminar o mote “compro de quem faz” em Brasília. Para tal, oferece palheta variada de apresentações artísticas da cidade, rica ambientação musical, mercadinho alternativo com produtos-made-in-bsb de alta qualidade, workshops para estimular a criatividade e atividades esportivas e de bem estar. Além de ceder espaço para várias iniciativas alternativas locais, oferecendo suporte para desenvolvimento e consolidação de novos projetos.

Valorizar a gastronomia local também é uma das propostas do evento. “Os temperos herdados dos primeiros moradores de Brasília se juntaram aos sabores do mundo inteiro trazidos pelas embaixadas de vários países presentes na cidade. Essa mistura certeira garantiu a Capital Federal o título de 3° polo gastronômico do país”, afirmou Recena.

Programação
Em edição especial para o Dia das Crianças, o PicniK na Torre te TV Digital terá programação diferenciada, com Espaço Infantil e brincadeiras, comoe pula-pula, aulas de acrobacias de solo, workshops de desenho, aquarela, confecção de pulseiras e aula de DJ. No espaço Mini Arena, os pequenos poderão se deliciar com as trupes de circo, palhaços e teatro de marionetes durante toda a tarde. As atividades de bem estar também estarão adaptadas ao universo infantil, com aulas de Taichi e Yoga para crianças, pais e mães, no Espaço Zen que ocupará uma das cúpulas da Torre de TV Digital com uma vista para a cidade.

Ainda para os pequenos, em parceria com a ONG Atados, a ação “BrinquedoTROCA” incentiva a criançada a trabalhar o desapego.   Brinquedos e livros usados e em bom estado serão trocados por objetos trazidos por outras crianças.  Para os adultos, o espaço de coworking Co-Piloto irá administrar uma oficina de “Tudo o que você queria fazer quando criança, mas cresceu antes” com a proposta de ensinar coisas como empinar pipa, patinar e fazer brinquedos, para adultos.

A Game Academy, escola on line de games, também proporcionará atividades para os crescidinhos e crianças com espaço para Batalha Campal, palestras sobre games, cineminha de animação e videogames. A programação também conta com um encontro da BRING, mostra brasiliense de indie games do DF (aberto a todos, desenvolvedores, aspirantes, alunos, jogadores e entusiastas). Para os mais ativos, o circuito parkour e oficinas de slack-line comporão a área esportiva do evento, oferecida pela Coca-Cola.

O mercadinho alternativo, recheado de artigos criativos e originais, traz a já consagrada mistura de várias manifestações culturais da cidade, com muita arte, moda, artesanato, fotografia, decoração, design e gastronomia. Segundo a sócia Carol Monteiro “São produtos carregados de identidade e que contam histórias”.

Para finalizar, a praça de alimentação oferecerá vastas possibilidades de confeitaria e pâtisserie aos melhores pratos da boa comida de rua. Não podemos deixar de citar a escolha cuidadosa dos melhores foodtruck da cidade.  Sim, isso tudo pode ser vivido numa boa, com pausas para sentar na grama e apreciar uma vista incrível da cidade.

Para ter acesso a toda a programação com horários, mapa do evento, inscrever-se em workshops, conhecer as promoções pré-evento e os expositores, o interessado pode baixar o aplicativo do evento “PicniK no Calçadão”, disponível para para sistemas Adroid e IOS.

PICNIK – mais detalhes da programação

ÁREA WORKSHOP
15h00    Aquarela Kids, por Estampa Ilustrada
16h00    Como fazer pulseira Shambala, por Fashion Teen
17h00    DJ para crianças, por Funk The System

ÁREA ZEN          
15h30    Conto, arte e atenção plena, por Sumaya Donnis (CEBB)
16h30    Taichi para crianças, por Vania (CEBB)
17h30    Yoga para crianças, pais e mães, por Andrea Hughes

ÁREA INFANTIL               
+Brinquedoteca +Infláveis +Oficina de acrobacia de solo

ÁREA MINI ARENA
15h30    Show de Marionetes, Por Um Fio
A Trupe Por um Fio é um coletivo artístico da cidade de Planaltina-DF, que desenvolve pesquisas ligadas ao campo das artes cênicas, artes plásticas, música e design.

16h30    O Paquerador, por Trupe Raiz do Circo
O Espetáculo "O Paquerador", conta a história de Aipim, um palhaço que está cansado de trabalhar e resolve então, com ajuda de sua parceira Macaxeira, tirar o dia de trabalho para paquerar. É claro que vira tudo uma grande palhaçada. A dupla Aipim e Macaxeira contam esta história de forma lúdica através das artes do malabarismo, acrobacias, mágica e muita palhaçaria!

17h30    Cortejo, por Trupe Mirabolantes
Para a edição do Picknik no dia das crianças, a Trupe preparou o Cortejo Mirabolantes! A palhaça Purpurina e sua turma conduzirá o público para a lona, onde a magia de números malabarísticos e acrobáticos irá encher os olhos e provocar muitas gargalhadas!

18h10    Show Acrobacia de solo, por Puma Jumpers

ÁREA ONG ATADOS
Ação “briquedotroca” onde crianças podem trocar seus brinquedos antigos por itens novos.

LOUNGE COCA COLA
Circuito Le Parkour e Slack-Line.

ÁREA BRING
Encontro entre empresas do DF desenvolvedoras de softwares e games.

ÁREA GAME ACADEMY
Batalha Campal, palestras sobre games, cineminha de animação e videogames.

Espaço CO-PILOTO
Oficina para adultos aprenderem coisas banais da infância que nunca aprenderam, como dar estrelinha, fazer bambolê, assoviar, etc.

Serviço:

PicniK
12 de outubro 2015
Local: Torre de TV Digital
Horário: das 13h às 22h
Acesso gratuito



1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem