test banner

#Apelo: Deixem o Gramado da Esplanada dos Ministérios em Paz


Por: Chiquinho Dornas

Ao longo dos anos venho combatendo reiteradamente a destinação da Esplanada dos Ministérios para a realização indiscriminada de eventos.

Trata-se, afinal de contas, do símbolo maior deste Patrimônio Cultural da Humanidade chamado Brasília. Como bem notou o brasiliense, a Esplanada vem sendo utilizada com certa frequência como espécie de palco para a promoção de eventos de toda sorte. A questão que merece reflexão é: O quanto vai nos custar esse fomento cultural? Alguns eventos como o último protesto do dia 16/10 contra o caos do desgoverno petista são imperiosos e difíceis de serem contidos, porém o uso vai muito além disso e de certa forma tornou-se corriqueiro.

O IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – naturalmente quer restringir a exploração abusiva da Esplanada e logicamente encontra resistência por parte de políticos e promotores de eventos que manipulam e lucram com esse tipo de situação. Deste modo chamo atenção das autoridades responsáveis para a urgência de conter esse tipo de desvirtuamento e lembrá-los de que trata-se de uma cidade planejada, com espaço suficiente para todos os tipos de eventos. A Esplanada é nosso cartão postal, guardiã das sedes mais importantes do país, e não deve ser disponibilizada tão facilmente para sua depredação.

Cita-se como exemplo o estacionamento do Estádio Mané Garrincha e aproveito para sugerir a inclusão das chamadas PPPs. Existe ademais o já citado por mim anteriormente belíssimo projeto (Fotos abaixo) de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa para a construção de um local apropriado e destinado exclusivamente para eventos de grande vulto, ao lado do Teatro Nacional, a solução perfeita que permitiria a conciliação ideal dos interesses aqui descritos. Resta saber qual será a postura do GDF diante de tal ideia, ou se existe ao menos interesse em discutir o assunto.

Esse é o projeto que poderá ser construído ao lado do Teatro Nacional.Terá uma Arena Livre Multiuso palco e espaço para 50 mil pessoas. 

Inclui também o que será o futuro Museu da Música. O projeto é ambicioso. Prevê a construção do maior vão aberto do mundo, com 30 metros de altura, equivalente a um prédio de 12 andares. Será abrigo de grandes shows, espetáculos e eventos religiosos.

1 Comentários

  1. Tem área ainda livre no Setor Cultural Norte (= atrás do Teatro ) pra fezer essa coisas temporárias. É um vexame tratar o gramado da Esplanada como se fosse um terreno baldio qualquer!!! Imagine se em Washington passaria pela cabeça de alguém fazer esse tipo de coisa no "gramado central" deles.... É muito menosprezo, constrangedor.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem