test banner

Capital da República é oficializada como uma das sedes das Olimpíadas Rio 2016

Equipe masculina da Seleção Brasileira de Futebol fará sua estreia no Estádio Mané Garrincha
Na tarde desta segunda-feira (16) o Governo de Brasília assinou o termo de cooperação técnica entre Brasília e o Comitê Rio 2016, que oficializa a capital da República como uma das sedes das Olimpíadas Rio 2016. A cidade sediará dez jogos de futebol, sendo sete masculinos e três femininos. As competições ocorrerão no Estádio Nacional Mané Garrincha, de 4 a 12 de agosto. Como cabeça de chave do Grupo A, a equipe masculina da Seleção Brasileira fará sua estreia na capital no dia 4, às 16 horas. Os atletas terão o Centro Administrativo, Vivencial e Esportivo (Cave), o Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros e o Estádio Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão) para treinar.

A expectativa da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Distrito Federal é que o evento atraia cerca de 400 mil turistas para Brasília no período dos jogos. Tendo como base o perfil e gasto médio do turista da Copa do Mundo de 2014 no DF, espera-se que os visitantes gastem diretamente (hospedagem, alimentação e gasto com compra) R$ 860 milhões durante as Olimpíadas. A projeção de permanência média do turista é de 4,2 dias.

O secretário Adjunto de Turismo, Jaime Recena, explica que neste montante não é considerada toda a movimentação econômica gerada pelo evento, pois não inclui os investimentos dos empreendimentos, contratação de mão de obra, aquisição de matéria prima e pagamentos de impostos, entre outros. “O Brasil ainda não dispõe da metodologia de cálculo da conta satélite do Turismo, (a conta satélite é a proporção do gasto do turista e o impacto real na economia)”, afirma.

Recena afirma que ser um grande centro de eventos de todos os tipos é uma vocação da cidade. "As Olimpíadas, em 2016 e o Fórum Mundial das Águas, em 2018 são oportunidades para Brasília se mostrar para o mundo com todo seu potencial turístico e arquitetura que a transformaram em Patrimônio Cultural da Humanidade”, comenta. “Vamos trabalhar da melhor forma possível em parcerias para que a festa seja, sobretudo, uma oportunidade de Brasília mostrar sua capacidade de realizar grandes eventos”, concluiu.


Foto/Ilustração: Blog - Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem