test banner

#EXCLUSIVO: Escutas obtidas pelo - Blog CB.Poder - revelam combinação de preços no cartel dos combustíveis

O CB.Poder teve acesso exclusivo à decisão da Operação Dubai que prendeu temporariamente, ontem, sete pessoas.

A PF apurou que o cartel usava “meios escusos” para preservar seus interesses, como contratar pessoas para perseguir e intimidar aqueles que enfrentam o cartel.

A conduta da Rede Cascol não consistia apenas em saber o preço de aquisição dos concorrentes e garantir que ela comprasse o produto mais barato do que os demais. Ela também fazia combinações de preço de forma ativa com os concorrentes.

Com a Rede Gasolline, que era concorrente de maior importância, o dono da Cascol, José Antônio Matias, fazia contato direto. Ele entrava em contato com os donos da Gasolline logo após altas de preços das distribuidoras.

Raphael, filho de Antônio Matias, intermediava alguns contatos. Segundo as investigações, Raphael era intermediário do pai em assuntos sigilosos, como os contatos como José Carlos Ulhôa e os donos da Rede Gasolline.

Os benefícios conseguidos pela Rede Cascol nas negociações com a BR Distribuidora davam uma larga vantagem à empresa em relação às demais, porque o custo operacional dela passou a ser menor. A rede recebeu postos de propriedade da Petrobras para operar. Esses estabelecimentos têm localização lucrativa no DF.Essas vantagens só diminuíram a partir de agosto deste ano, em razão da crise econômica, que levou as distribuidoras a reduzir os benefícios concedidos aos postos revendedores. A polícia flagrou uma conversa de Antônio Matitas com Adão do Nascimento Pereira, da BR Distribuidora, em que o empresário cobra a retomada dos benefícios. Essa movimentação do mercado decorrente do corte de benefícios foi fundamental para que a Polícia Federal conseguisse comprovar a combinação intensa de preços.

O cartel influenciava até os preços em postos do Entorno. Marcello Dorneles, da Rede JB, relatou em conversa telefônica, flagrada nos grampos, a realização de uma reunião com vários donos de postos para fazer um acordo com o posto São Roque. O objetivo era definir preços que seriam praticados em Formosa e na BR-020, que passa por Sobradinho e Planaltina.






Fonte: Matheus Teixeira - Foto: Gustavo Moren - O/C B/D.APress -  Blog CB.Poder 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem