test banner

Fepecs promove VI Simpósio de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

O evento debaterá aspectos legais e éticos sobre a pesquisa no âmbito da SES-DF

Até sexta-feira (20), estarão abertas as inscrições para o VI Simpósio de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, que tem por objetivo debater os aspectos legais, éticos e as tendências no desenvolvimento de ensaios clínicos na Secretaria de Saúde (SES/DF) e no Brasil. A integridade científica e o futuro da pesquisa clínica no país também estão entre os temas que serão discutidos.

Na ocasião será comemorado o aniversário de 18 anos de criação do Centro de Ensino e Pesquisa (Cep/Fepecs) instância colegiada multiprofissional e transdisciplinar, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente. O comitê é registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (Conep/CNS).

O simpósio será realizado em 23 de novembro das 8 às 13 horas, no auditório da Fepecs, no endereço SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs. 

Inscrição
Acesse aqui o formulário de inscrição

Enviar até sexta-feira (20) formulário de inscrição preenchido para o email: comitedeetica.secretaria@gmail.com - Público-alvo: Gestores/Coordenadores dos Programas de Residência da SES/DF e NEPS. Docentes e Discentes dos Cursos da ESCS, ETESB e EAPSUS. Representantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Subsecretarias, Hemocentro de Brasília e Unidades de Saúde da SES/DF. Profissionais da SES/DF envolvidos com pesquisa com seres humanos. Membros Suplentes, Secretários e Coordenadores dos CEPs do Distrito Federal. COMPP, CONEP-DF, ISM, LACEN.

Programação

8h: Abertura
08h30: Palestra: “Aspectos éticos, legais e tendências no desenvolvimento de Ensaios Clínicos na SES-DF e no Brasil.” –Prof. Dra. Maria Rita Garbi Novaes – Gerência de Desenvolvimento Docente e Discente da Coordenação do Curso de Medicina/ESCS/Fepecs. 9h10: Palestra: “Ética e Integridade Científica” – Prof. Dra. Dirce Guilhem – Coordenadora do CEP-UnB.

09h50: Palestra: “A CONEP e o Futuro da Pesquisa Clínica no Brasil” – Dr. Jorge Alves Venâncio - Coordenador Geral da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP/CNS/MS.

10h30: MESA REDONDA: “Portaria Interministerial n˚285, datada 24/03/15” O CEP/FEPECS e a Certificação de Hospitais de Ensino e Pesquisa.  Coordenador da mesa: Dr. Romero Bezerra.

Debatedores:
- Comitê de Ética da Fepecs – Prof. Dr. Helio Bergo
- Comitê de Ética da FM-UnB – Prof. Dr. Diaula Costa Ribeiro
- Comitê de Ética da FCS-UnB – Profa. Dra. Marie Togafhi.
- Diretor e/ou representante do HBDF
- Diretor e/ou representante do HRAN
- Diretor e/ou representante do HRAS
- Diretor e/ou representante do HRT
- Diretor e/ou representante do HRC
- Diretor e/ou representante do HRS
                          
11h10: “CEP/FEPECS 18 anos de trabalho” Dr. Ubatan Loureiro Junior – Coordenador Adjunto do CEP/Fepecs

11h40: Homenagem

12h30 – Encerramento - Coffee break e Confraternização - 18˚Aniversário do Comitê de Ética. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem