test banner

Fé e folia animam o fim de semana em Brazlândia-DF

Conhecida pela grande e produtiva área rural, além de abrigar o maior santuário da região Centro-Oeste,  Brazlândia reúne qualidades ideais para sediar o 14º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal

O ano de 2015 ficará marcado de maneira especial na lembrança do público brasiliense apreciador de uma das mais tradicionais manifestações culturais do país. Depois de uma temporada de ausência, o Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal retoma as atividades e chega à 14ª edição. O cenário escolhido para esse retorno não poderia ser mais adequado: Brazlândia. A região é famosa por um vasto e altivo setor rural, que dá origem a diversos grupos de foliões, além de abrigar o Santuário Menino Jesus, o maior do Centro-Oeste. No quarto dia do evento, que acontece de quinta-feira a domingo (10 a 13 de dezembro), o templo religioso será palco da celebração da aguardada Missa Sertaneja, considerada um dos pontos altos do Encontro.   


O padre Adão Soares e a Pastoral dos Foliões de Formosa-GO serão os protagonistas da cerimônia, que reúne elementos da tradição religiosa católica e do universo tipicamente caipira em uma celebração emocionante para os fiéis. “É um evento que contagia pela originalidade e que toca o coração das pessoas por unir fé e cultura popular”, explica Volmi Batista, violeiro, produtor musical e organizador do Encontro de Folia de Reis do DF. 


O Santuário Menino Jesus é mesmo uma sede privilegiada para a celebração da Missa Sertaneja. O templo religioso é um dos mais antigos do DF e, desde 1972, abriga a valiosa e também considerada milagrosa imagem do Menino Jesus, esculpida há mais de 200 anos por um artista italiano para o Convento das Irmãs do Menino Jesus, nas proximidades da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Com a crescente movimentação dos fiéis em torno do Santuário de Brazlândia, o local passou por uma completa reconstrução e ampliação a partir de 2000. Hoje, é o segundo maior do Brasil, com capacidade para 10.000 pessoas. 

A abertura do 14º Encontro de Folia de Reis do DF acontece na quinta-feira (10 de dezembro), às 18h, com o terço rezado e a chegada dos três Reis Magos. A noite festiva prossegue com o encontro de bandeiras, apresentações de grupos de foliões e se encerra com o show da dupla Zé Mulato e Cassiano. Nos demais dias, as atividades começam logo pela manhã. .



XIV Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal
Quando: de quinta-feira a domingo (10 a 13 de dezembro de 2015)
Onde: Rua do Lago, Brazlândia-DF
Assessoria de imprensa: Fernando Brito - 9951-9375

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem