test banner

Governo de Brasília: Lançado oficialmente plano de manejo da água e do solo em áreas rurais

Durante cerimônia no Núcleo Rural Olaria, em Brazlândia, Rollemberg plantou algumas mudas de reflorestamento próximo ao Córrego Rodeador

Durante cerimônia no Núcleo Rural Olaria, em Brazlândia, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (11) o Plano de Manejo e Conservação da Água e do Solo em Áreas de Produção Rural no Distrito Federal. O documento tem como objetivos a conscientização sobre o uso racional dos recursos e a adoção de práticas de adequação ambiental. "Essa deve ser uma prioridade de todos os governos: garantir qualidade de água para as futuras gerações", disse o governador Rodrigo Rollemberg, durante o evento.

Exemplos de ações para adequar a infraestrutura relacionada ao tema no DF são revitalização de sistemas coletivos de distribuição de água e construção e adequação de reservatórios.
Na ocasião, também foram entregues 1,6 mil metros dos 3,5 mil do canal de irrigação da comunidade do Córrego Olaria, o que beneficiará 21 famílias. Além disso, mudas de reflorestamento foram doadas a produtores. Rollemberg plantou algumas próximo ao Córrego Rodeador. A ação faz parte do plano de manejo, dividido em quatro eixos: água, solo, regularização ambiental e ações transversais.
O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Argileu Martins da Silva, explicou que a produção das mudas é uma parceria de diversos órgãos do DF para o trabalho em programas de recuperação de ambientes degradados. "É para recompor a cobertura vegetal dessas áreas tão importantes para a recarga dos nossos lençóis."

Fórum Mundial
O governador do DF destacou a importância do debate sobre o assunto. "Brasília vai sediar o 8º Fórum Mundial das Águas em 2018, o evento mais importante do mundo em relação à água. Queremos transformar a cidade em referência nacional de cuidado com as águas e com o meio ambiente."

Participaram do lançamento os secretários da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, e do Meio Ambiente, André Lima; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF), Paulo Salles; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice; o administrador regional de Brazlândia, André Luis Queiroz Rosa; e os deputados distritais Luzia de Paula (Rede) e Juarezão (PRTB).

Dengue e invasões
Nesta manhã, durante o evento no Núcleo Rural Olaria, Rollemberg também pediu, novamente, o apoio dos brasilienses na luta contra o mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da febre chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. Ele mencionou ainda a importância da união de todos no combate à ocupação desordenada do solo e destacou ações de retirada de edificações irregulares ocorridas em Brazlândia. As construções ficam em área de proteção ambiental e podem comprometer o abastecimento de água de cerca de 65% de Brasília.

Por: Samira Pádua, da Agência Brasília - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasíliahttps://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEjoGo_mD8WXIuxJrSX_FX3taw6piNkYAYF-1-ajP-BeigI8QY6xXJsMIHa-4pa-h0lyh2LY179IWPZQu-hXg_aJBctz-aIKX4hkFk4fFBYr-rSo8Puq54ofdHI-l76iXJk2YpZoSqb4oQ3DzJ83qMSngcdClOEO3k0emFDb=s0-d-e1-ft

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem