Primeira
cidade a receber a tocha olímpica, a capital aguarda dez partidas de futebol e
se prepara para receber 400 mil turistas
Dentro de
200 dias o Brasil sediará a primeira Olimpíada da América do Sul, o que
representa importância histórica para o continente, para as cidades brasileiras
e para o movimento olímpico. Antes do início dos jogos, no dia 3 de maio, a
tocha olímpica chegará a Brasília e, depois, percorrerá cerca de 300
municípios. Para o secretário Adjunto de Turismo de Brasília, Jaime Recena, ser
o primeiro destino a receber a tocha é um privilégio para a capital. “O símbolo
dos jogos em Brasília, sem dúvida, atrairá muitos visitantes e olhares para o
modernismo da cidade”, comemora.
Durante
os jogos Olímpicos, Brasília vai sediar dez jogos de futebol, sendo sete
masculinos e três femininos. As competições ocorrerão no Estádio Nacional Mané
Garrincha, de 4 a 12 de agosto. Como cabeça de chave do Grupo A, a equipe
masculina da Seleção Brasileira fará sua estreia na capital no dia 4, às 16
horas. “Mostraremos ao mundo nossas belezas, faremos das Olimpíadas um
marco no processo de consolidação de Brasília como destino turístico”, ressalta
Recena.
A
estimativa é que durante as Olimpíadas, cerca 400 mil turistas visitem
Brasília. Tendo como base o perfil e gasto médio do turista da Copa do Mundo de
2014 no DF, espera-se que os visitantes gastem diretamente (hospedagem, alimentação
e gasto com compra) R$ 860 milhões durante as Olimpíadas. A projeção de
permanência média do turista é de 4,2 dias.
O
secretário afirma que os serviços turísticos de Brasília estarão voltados a
receber e atender da melhor maneira os visitantes. “Todas as nossas iniciativas
buscam contribuir para o legado que ficará para as próximas gerações: a imagem
da nossa cidade consolidada como um atrativo turístico que pode oferecer muito
mais do que a Esplanada dos Ministérios. Nossa cidade vai pulsar e, claro,
movimentar a economia, que deve ter um aumento considerável na ocupação de
leitos e na rotatividade de restaurantes e de comércio”.
Para o
presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o Brasil tomou uma posição política
e institucional muito forte. “Com as Olimpíadas de 2016, nós vamos aumentar o
fluxo de turistas nacionais e bater os recordes com visitantes internacionais.
Os grandes eventos são oportunidades únicas de entrada do País na grande
competitividade do setor no mercado internacional”, destaca.
Estádio Nacional Mané Garrincha - Foto de Lula Lopes