test banner

Procura por testes de DSTs aumenta em período pós-carnaval

Saúde ressalta que a prevenção deve ser aumentada nesta época do ano

Durante o período de Carnaval, muitos foliões esquecem de se proteger em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Este fato ocasiona, após as festividades, o aumento significativo da procura por atendimentos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto. No local são realizados exames para HIV, sífilis e hepatites virais (B e C).

“Atendemos uma média diária de 80 pessoas e, dias após a folia, este número chega a dobrar”, ressaltou o chefe do CTA, Gilmar Decaria. De acordo com ele, se prevenir contra as DSTs é a forma mais eficaz de evita-las. “Aqui fica lotado na semana pós-carnaval até com pessoas que acham que pegaram alguma doença por apenas ter encostado em uma pessoa sangrando, por isso, a informação é imprescindível”, frisou.

De acordo com o chefe do CTA, todos os serviços oferecidos são gratuitos, sigilosos e são acompanhados por uma equipe de 20 pessoas, distribuídas em três turnos. “A pessoa chega ao local, realiza o teste e tem o resultado em apenas 40 minutos”, explicou o profissional. Segundo ele, é importante que a pessoa chegue ao CTA uma hora antes do fechamento do local, para que consiga sair com o exame em mãos e tenha um atendimento completo.

Caso o exame dê positivo, a pessoa assistida é encaminhada para tratamento nos demais centros de referência da rede pública de saúde. O usuário também tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva. Essa é uma ação de prevenção que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer dúvidas sobre HIV/Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Gilmar destaca ainda que o CTA também realiza ações preventivas dentro e fora da unidade de saúde. Os centros disponibilizam métodos contraceptivos, como camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante para profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens, além de kits de redução de danos para usuários de drogas.

Centro de Testagem e Aconselhamento – Rodoviária do Plano Piloto
Telefone: (61) 3325-6173

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h

Horário de atendimento no feriado de Carnaval:
Atende até às 18h da sexta-feira (5) e retorna na quarta-feira (10), às 14h.

Descrição dos serviços
*Realiza teste laboratorial de hepatite B
*Realiza teste laboratorial de hepatite C
*Realiza teste laboratorial de HIV
*Realiza teste laboratorial de sífilis
*Realiza teste rápido de HIV



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem