test banner

Artesãos do #DF querem mais feiras para mostrar o trabalho

Cerca de 100 profissionais foram recebidos pelo governador de Brasília no Palácio do Buriti

Quatro ônibus e duas vans cheias de artesãos desembarcaram no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (18). Cerca de 100 artistas compareceram ao encontro com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, como parte da comemoração do Dia Nacional do Artesão, celebrado em 19 de março. Mas a exposição dessa vez foi a de demandas do grupo. Temas como o cadastro do artesão pela Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer e novas feiras foram apresentadas na ocasião.
Rollemberg, que foi secretário de Turismo em 1994, avaliou positivamente os trabalhos da pasta atual — em 2014, 6 mil artesãos tinham registro na secretaria, e em março deste ano, o número atingiu 9 mil — e destacou a importância desses encontros. "É para que a gente possa fortalecer a política de artesanato, o espaço de comércio, aproveitar os eventos internacionais que nós vamos receber em Brasília para mostrar esse lado bonito e criativo, representado pelo artesanato." 
Antes do encontro com Rollemberg, os profissionais compareceram ao evento promovido pela secretaria. De acordo com o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, houve palestras que visavam a contribuir para o processo de criação e a imagem de Brasília. "Eles puderam aprender mais sobre iconografia, que é quando se trabalha com os ícones da cidade na forma de design para que sejam apresentados por meio da criatividade do artesão", disse o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena. Também estava presente o administrador regional da Estrutural, Evanildo Macedo.
Comemorado em 19 de março, o Dia Nacional do Artesão coincide com o de São José, considerado o padroeiro da profissão pelos católicos. O trabalho foi sancionado como profissão em outubro do ano passado.

Por: Jade Abreu, da Agência Brasília - Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem