test banner

#ICDF comemora Dia mundial do Rim com marca de 100 transplantes renais

Foco da campanha este ano é a doença renal em crianças

Com dois rins que pararam de funcionar ao mesmo tempo sem causa determinada clinicamente, Fernando Henrique de Paula Alves, aos 24 anos de idade, entrou na lista para receber um novo rim, em janeiro de 2015. Em agosto do mesmo ano surgiu um doador. Foram cinco horas de cirurgia no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Hoje, sete meses depois, Fernando, que ainda faz acompanhamento médico, só tem o que comemorar.

"O transplante salvou a minha vida. Eu precisava fazer hemodiálise seis vezes por semana para sobreviver e posso dizer que era muito complicado, porque ficava cansado e com muitas limitações", afirmou o paciente. Fernando é uma das 100 pessoas beneficiadas, desde 2013, com transplantes de rins no ICDF, conveniado à Secretaria de Saúde.

Quando foi inaugurado, em 2009, o ICDF realizava apenas transplantes de coração. Ao longo do tempo, ampliou o atendimento. Da inauguração até agora já foram feitos 613 transplantes: 201 de fígado, 123 de coração, 104 de medula óssea, 83 de córnea, dois de pulmão, além dos 100 de rins.

O número de cirurgia também vem crescendo a cada ano. Em 2014, foram realizadas 175. Em 2015, o número chegou a 210, o que representou um aumento de 20%.

BENEFÍCIOS - A parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Instituto de Cardiologia tem gerado muitos benefícios para a comunidade, conforme explicou a superintende do ICDF, Núbia Welerson Vieira.

"A importância de existir um centro especializado no Distrito Federal, como o Instituto de Cardiologia, é a possibilidade de o paciente realizar o tratamento no conforto e aconchego da sua família, não tendo a necessidade de buscar esse tratamento em uma cidade distante", destacou

Os pacientes com indicação de transplante de coração, fígado, rim, pulmão, córnea e medula óssea (seja alogênico ou autólogo) que têm interesse em serem acompanhados pela equipe do ICDF ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta através do telefone0800-644-1044, das 8h às 17h, ou pelo e-mail transplanteicdf@icdf.org.br.

DIA MUNDIAL DO RIM - Nesta quinta-feira (10) comemora-se o Dia Mundial do Rim. A campanha deste ano tem como foco a doença renal na infância e os antecedentes dela na fase adulta. O objetivo, além de alertar para as consequências devastadoras para o crescimento, desenvolvimento cerebral e expectativa de vida ao nascer, é também incentivar a detecção precoce e o hábito de vida mais saudável na infância.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, por isso a importância da prevenção começar ainda na fase da infância.

No Distrito Federal, além do ICDF, o Hospital de Base também faz transplantes de rim. No ano passado, 77 transplantes de rins foram realizados na capital federal. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem