test banner

Artista que criou vitrais da Catedral de Brasília faz 1ª mostra individual no DF - (Marianne Peretti foi a única mulher na equipe do arquiteto Oscar Niemeyer)

O vitral da Capela Jaburu, obra da artista plástica Marianne Peretti, que realiza exposição até 5 de junho no Museu Nacional (Foto: Breno Laprovítera/Divulgação)

Marianne Peretti foi a única mulher na equipe do arquiteto Oscar Niemeyer. Evento até 5 de junho no Museu da República celebra aniversário da cidade.

A artista franco-brasileira Marianne Peretti inaugurou nesta terça-feira (5) a primeira exposição individual em Brasília, no Museu Nacional Honestino Guimarães. Ela trouxe para a cidade material produzido ao longo de 60 anos, entre vitrais a esculturas concebidas no ateliê que mantém em Olinda. A visitação tem início na quarta-feira (6), a partir das 9h.

O trabalho de Peretti figura de forma permanente em diversos monumentos de Brasília, mas poucas pessoas conhecem o trabalho da única mulher a compor a equipe de Oscar Niemeyer.

Entre as obras criadas por Marianne estão os vitrais da Catedral Metropolitana, o painel lateral do prédio do Panteão da Pátria e os vidros do Superior Tribunal de Justiça.

A mostra “A obra monumental de Marianne Peretti” demorou cinco anos para ser concluída e pode ser vista até 5 de junho. A abertura aconteceu nesta terça, às 19h. Para as 20h a organização programou uma projeção dos desenhos de Peretti sobre a superfície do museu.

Um dos destaques da exposição é a escultura “Árvore da vida”, com mais de quatro andares de altura, construída em 2015. O acervo da mostra reúne documentos históricos, imagens dos vitrais e esculturas.

“Eu faço do pequeninho ao enorme e eu acho muito bom também para mim. A gente não fica se repetindo numa coisinha, numa mesma coisa, você anda, viaja. Eu acho essa exposição boa, bonita, grande, que responde ao tamanho das minhas obras e estou muito satisfeita, eu agradeço”, afirma a artista.

A arte monumental de Marianne Peretti
Data: 6 de abril a 5 de junho, de terça a domingo
Local: Museu da República Honestino Guimarães
Horário: 9h às 18h
Entrada franca

Do G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem