test banner

Liliane Roriz quer conscientizar jovens politicamente e combater a corrupção

A vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz (PTB), protocolou Projeto de Lei (PL) na Casa que trata do combate à corrupção. A ideia da parlamentar é levar para as salas de aulas a temática “política, politicagem e conscientização contra a corrupção”. A inserção do assunto com os estudantes se dará como tema transversal – aqueles que são trabalhados dentro das disciplinas já existentes no currículo escolar - e, de acordo com o projeto, deverão estar presentes para alunos dos ensinos Fundamental e Médio nas escolas das redes pública e privada do Distrito Federal.

Caso o PL seja aprovado, o conteúdo programático incluirá o estudo da história da política, os prejuízos com a politicagem e a formação da sociedade contemporânea perante a corrupção, de forma que sejam despertados nos estudantes suas ideologias éticas, morais e sociais. “As crianças e adolescentes de hoje estão vendo todas as consequências da prática de uma política que foge a sua concepção genuína, que é trabalhar pelos mais necessitados, trabalhar para oferecer um país melhor aos brasileiros”, ressalta Liliane.

O objetivo de que trata o projeto de lei da vice-presidente da Câmara Legislativa é formar jovens que estão vivendo um momento importante do País. “Essas crianças e adolescentes de hoje serão os eleitores de amanhã. É comum ouvirmos que o brasileiro não sabe votar, por isso estamos vivendo tudo isso hoje. O objetivo desse projeto é dar noções básicas, mostrar os fatos reais da nossa história que contribuíram para que chegássemos até aqui e suas consequências, e principalmente passar noções de cidadania, de respeito às leis, ao próximo”, explica a deputada.

Segundo o argumento da parlamentar, é importante definir corrupção. “Não é apenas se apropriar do dinheiro público. É preciso conscientizar as pessoas de que tudo começa com os pequenos atos e uma coisa leva a outra. Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção e só levam em conta a corrupção no ambiente público”, enfatiza Liliane.



Assessoria deputada Liliane Roriz - Foto: Thyago Arruda.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem