Para que a expansão seja possível, o Expresso Sul terá parte
do projeto atualizado. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
"Conclusão do Eixo Sul e expansão do sistema fazem parte do programa
executivo Circula Brasília"
Com seis
das dez estações existentes em operação, o Expresso Sul entrará em
funcionamento pleno e ganhará mais três estações. Além disso, o sistema que
prioriza corredores exclusivos passará a beneficiar os moradores de mais 13
regiões administrativas de Brasília (veja mapa) e de cidades vizinhas, com a
construção de seis novos eixos: Expresso Aeroporto, Norte, Noroeste, Leste,
Oeste e Sudoeste. A expansão completa do serviço faz parte do Circula Brasília
— Programa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, lançado pelo governador
Rodrigo Rollemberg nessa terça-feira (24) no Memorial Juscelino Kubitschek.
Todos os eixos estarão contratados ou prontos até 2019.
“Criaremos
uma rede integrada entre os eixos, que desconcentrará muito a ligação com o
Plano Piloto. Você estará no Recanto das Emas e irá para Planaltina sem passar
pelo Plano Piloto, por exemplo”, explica o secretário-adjunto de Mobilidade, da
Secretaria de Mobilidade, Fábio Damasceno.
Para que
a expansão seja possível, o Expresso Sul terá parte do projeto atualizado.
Entre as ações previstas ainda neste ano estão as contratações das obras de
novos trechos e do projeto da Estação Rodoferroviária. Para que se integre o
Expresso Sul com o Expresso Norte, com ônibus e metrô, será aprimorado o
Terminal de Integração Multimodal Asa Sul e construído o Terminal de Integração
Multimodal Asa Norte.
Com
exceção dos Expressos Sul, Norte e Oeste, as obras serão feitas por meio de
parcerias público-privadas (PPPs). O empresariado também ficará responsável
pela operação e manutenção de todos os corredores. No caso do Expresso Leste, o
acordo com a iniciativa privada abarcará a construção da quinta ponte e de
viaduto na barragem do Paranoá.
Eixos - Os novos eixos
envolverão ações de curto e médio prazos. Entre elas estão a construção do
Túnel Rodoviário de Taguatinga, que conectará a Estrada Parque Taguatinga
(EPTG) à Avenida Elmo Serejo e servirá como alternativa para quem precisa
atravessar o centro da região administrativa. No projeto foi adicionado o
corredor exclusivo para o Expresso Oeste. A obra do túnel está prevista para
começar no segundo semestre deste ano.
Com
recursos de R$ 671 milhões já captados por meio do Programa de Aceleração do
Crescimento, do governo federal, o Expresso Oeste envolve ainda a adequação da
EPTG, da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e da Estrada Parque Polícia
Militar (ESPM) para receber o corredor, que irá de Ceilândia até a Rodoviária
do Plano Piloto. A data da abertura do processo de licitação ainda não foi
definida.
O Expresso
Noroeste sairá de Taguatinga e se encontrará com o Oeste, no Riacho Fundo, e o
Sul, no Plano Piloto. O Sudoeste sairá do Recanto das Emas, passará pelos
Riachos Fundos I e II e se encontrará com o Eixo Sul no fim da Asa Sul. O Leste
sairá do Jardim Botânico em direção à Rodoviária do Plano Piloto e ao Expresso
Norte, na BR-020, sentido Sobradinho.
Os
moradores do lado norte de Brasília contarão com o corredor saindo de
Planaltina, passando por Sobradinho e encontrando o Expresso Sul no Terminal de
Integração Multimodal Asa Norte. Por fim, os usuários do transporte público
terão um corredor do Aeroporto Internacional Brasília Juscelino Kubitschek até
o corredor Sul no Terminal de Integração Multimodal Asa Sul.
Circula
Brasília - Programa que engloba todas as ações do Executivo de curto,
médio e longo prazos para melhorar a mobilidade na capital do País, o Circula
Brasília prioriza investimentos no transporte coletivo (que hoje corresponde a
32% do total de viagens) e no não motorizado (23% atualmente), como bicicletas.
Isso se dará, entre outras medidas, na integração entre os meios de locomoção,
na requalificação urbana — construção de calçadas e ciclovias —, no
aprimoramento da prestação dos serviços, na implementação de novas tecnologias
e na valorização da acessibilidade.
O
programa, coordenado pela Secretaria de Mobilidade, tem três focos principais:
melhorias no sistema de transporte coletivo, ampliação da infraestrutura e
investimento na mobilidade ativa — ambientes seguros para o deslocamento a pé e
por bicicleta. Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, o Circula Brasília é
um conjunto de 80 ações — de gestão, projetos e obras — em, no mínimo, uma
década.
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Fonte:
Renaro Cardozo - Agência Brasília