test banner

Brasília sediará pré-mundial de Voo Livre

          Evento pode atrair, pelo menos, 500 participantes em um período de 12 dias

A programação esportiva de agosto está movimentada. Além de dez jogos de futebol das Olimpíadas, Brasília vai receber o Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre, na modalidade asa delta, entre 14 e 20 do mês. Esse será o evento teste para o Mundial, que ocorrerá aqui na cidade em 2017. São esperados pelo menos 500 visitantes, entre pilotos e equipes de apoio, que se estabelecerão por um período de 12 dias.

Conhecida mundialmente como o Hawaii do voo livre, Brasília conta com clima bastante seco e céu limpo nessa época, que propiciam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.

“Isso confirma o potencial de Brasília para o esporte. Nossa cidade reúne fatores que facilitam a prática de diversas modalidades. A vinda desses eventos ajuda a movimentar o cenário do turismo voltado para o esporte, além de oferecer uma opção de lazer para os brasilienses”, explica o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, responsável pela captação do evento.

A Confederação Brasileira de Voo Livre participou de uma concorrência internacional para levar o evento para Brasília. A capital concorreu com outras 12 propostas e venceu com 90% dos votos. “Pilotos de todo o mundo desejam voar aqui”, comenta Beto Schmitz, membro do conselho técnico da CBVL e organizador do evento.

Em 2003, foi realizado, também em Brasília, um campeonato mundial com a presença de 120 pilotos. Para 2016 e 2017 a Federação Aeronáutica Internacional, entidade que regulamenta o esporte no mundo (similar à FIFA) e a Confederação Brasileira de Voo Livre, entidade que regulamenta o esporte no Brasil, autorizaram a participação de 150 pilotos.






Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo Agência Brasília 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem