Epia (DF-003), rodovia que passa pela Candangolândia, no Distrito
Federal (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Uso em rodovia será
obrigatório a partir de 8 de julho e visa reduzir acidentes. Ele não pode ser substituído por farol
de milha, farol de neblina ou farolete.
O Departamento de Estradas de Rodagem começa nesta segunda-feira (27)
uma campanha educativa para que motoristas deBrasília se habituem a usar o farol baixo
durante o dia. A medida passará a ser obrigatória a partir de 8 de julho e tem
como objetivo reduzir acidentes. Especialistas afirmam que o mecanismo permite
que o veículo seja visto a uma distância de até três quilômetros por quem
trafega no sentido contrário, além de facilitar a visão de pedestres, ciclistas
e motociclistas.
“Brasília tem uma característica diferente
em relação aos estados brasileiros, pois as rodovias são permanentemente
utilizadas em trajetos como casa, trabalho, escola e lazer”, diz o
diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice. Segundo ele, a dica é manter o
farol baixo ligado durante todo o tempo. “Agora é lei. A determinação permitirá
maior visibilidade dos veículos, principalmente daqueles de cor escura, que se
confundem com o asfalto.”
"Brasília tem uma característica diferente em relação aos estados
brasileiros, pois as rodovias são permanentemente utilizadas em trajetos como
casa, trabalho, escola e lazer. Agora é lei. A determinação permitirá maior
visibilidade dos veículos, principalmente daqueles de cor escura, que se
confundem com o asfalto"
(Henrique Luduvice, diretor-geral do DER)
EPVL (DF-087), rodovia que passa por Vicente Pires (Foto: Pedro
Ventura/Agência Brasília)
O farol baixo não pode ser substituído por farol de
milha, farol de neblina ou farolete. Atualmente, a exigência já vale para o
período noturno, túneis, casos de chuva ou neblina e para motos e ônibus. De
acordo com o DER, 50 mil panfletos serão distribuídos. As ações educativas
serão feitas por meio de blitze nas principais rodovias que cortam a cidade e
que são mais movimentadas no dia a dia.
O foco estará nas pistas que cortam as regiões administrativas e que
não são reconhecidas tão facilmente como rodovias pelos motoristas. Um exemplo
é DF-075 (EPNB), muito usada por quem sai de Samambaia ou do Riacho Fundocom destino ao Plano
Piloto, e a DF-051 (Estrada Parque Guará).
O Eixo Rodoviário Norte e Sul (DF-002) e a Estrada Parque das Nações (DF-004)
também se encaixam na lista.
Além de blitze, o DER-DF terá agentes
distribuindo material informativo em locais de grande circulação, como o Metrô
e os postos do Na Hora. Cerca de 20 painéis eletrônicos da autarquia estão
distribuídos desde 9 de junho nas vias do DF com informações sobre a
obrigatoriedade de acender o farol baixo. Também serão divulgados anúncios
publicitários em meios de comunicação.
EPVP (DF-079), rodovia que passa pelo Park Way (Foto: Pedro
Ventura/Agência Brasília)
Segundo Luduvice, a estimativa é que o departamento gerencie
aproximadamente 2 mil quilômetros de rodovias no DF, entre vicinais (com
ligação às áreas rurais) e distritais. O departamento lançou na quinta-feira
(23) o Mapa Rodoviário do DF
atualizado, que facilita o entendimento do público. Até 8 de julho, as ações
educativas serão diárias.
O descumprimento da nova legislação será
considerado uma infração média. O motorista receberá multa de R$ 85,13 e
perderá quatro pontos na carteira nacional de habilitação.
Do G1 DF