No sábado (30), cinco postos vão oferecer os serviços de resolução de
pendências ou de entrega de cartões a alunos previamente agendados
Estudantes
que precisam resolver pendências no cadastro do Passe Livre
Estudantil e aqueles previamente agendados para buscar o cartão têm mais
um fim de semana para acessar o serviço. Um novo mutirão será feito no sábado
(30), em cinco postos de atendimento do Transporte Urbano do Distrito
Federal (DFTrans).
Para
resolver as pendências, a unidade na Galeria dos Estados funcionará das 8 às 16
horas, enquanto o Na Hora de
Taguatinga, o do Gama e o de Ceilândia estarão abertos das 8 às 13 horas. As
senhas só serão entregues até as 12h20.
Já para a
entrega de cartões, o DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto vai receber alunos
agendados das 8 às 16 horas.
Horários das unidades do DFTrans
nos dias úteis
Este será
o quinto mutirão do Passe Livre Estudantil. Somente no último, que ocorreu em
23 de julho, 1.044 pessoas foram recebidas nos postos de Ceilândia, do Gama, de
Taguatinga e da Galeria dos Estados. Além disso, na Rodoviária do Plano Piloto,
587 cartões foram entregues.
Os mesmos
serviços podem ser acessados durante a semana. No caso de resolução de
pendências, o que muda são os horários. O DFTrans na Galeria dos Estados
funciona das 8 às 18 horas — são entregues 400 senhas pela manhã e outras
conforme a demanda. Os Na Hora de Ceilândia, do Gama e de Taguatinga ficam
abertos das 7h30 às 18h30.
As
pendências também podem ser resolvidas pelo site do Passe Livre Estudantil. Os
postos são destinados, prioritariamente, a quem não tem acesso à internet
O estudante
precisa levar os seguintes documentos: CPF; carteira de identidade ou certidão
de nascimento; comprovante de endereço; declaração de matrícula; e foto 3×4
colorida recente.
As
pendências também podem ser resolvidas pelo site do Passe Livre Estudantil. Os postos de
atendimento são destinados, prioritariamente, a quem não tem acesso à internet.
Segundo o DFTrans, ainda há 46,5 mil cadastros com algum tipo de problema.
Quanto às
entregas de cartão, três listas com data e local para a retirada estão
publicadas no site. Novas relações
serão divulgadas após novas aprovações de cadastros.
Quem foi
contemplado pelo programa será contatado pela Companhia de
Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) — por meio da Central
Única de Atendimento ao Cidadão, do governo de Brasília, o 156 — e
avisado sobre a disponibilidade do cartão. Além desse canal, o DFTrans envia
e-mails. Alguns alunos, no entanto, relataram ter recebido mensagens de texto
no celular, mas o DFTrans adverte que não usa esse método para avisos. Qualquer
mensagem recebida dessa forma é falsa, e os estudantes devem denunciar pelo
número 156.
Agência
Brasília