test banner

Governo de Brasília detalha o planejamento final para os Jogos do Rio 2016

O planejamento final de Brasília para a Olimpíada foi apresentado pelo governador Rodrigo Rollemberg e secretários de Estado no Palácio do Buriti. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Na tarde desta quinta-feira (28), Rollemberg e secretários apresentaram a preparação da cidade em diferentes setores, como mobilidade, turismo e segurança

A uma semana da estreia do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha na Olimpíada do Rio 2016, ogovernador Rodrigo Rollemberg e secretários de Estado apresentaram o planejamento final da cidade para o evento em diferentes setores, como turismo, mobilidade, segurança e saúde. As informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (28), noPalácio do Buriti, em coletiva de imprensa. Em 4 de agosto, a capital recebe dois dos dez jogos que vai sediar, entre eles o primeiro da seleção brasileira, contra a África do Sul, pelo torneio de futebol masculino.
“Brasília se consolida com uma capital de grandes eventos em diferentes áreas: esporte, tecnologia, meio ambiente”, destacou Rollemberg, ao ressaltar que a cidade vai receber uma edição especial da Campus Party, em 2017, e o Fórum Mundial da Água, em 2018.
Trânsito e transporte público em dias de jogos em Brasília
O secretário de Mobilidade, Marcos Dantas. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília
Ao lado do secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, o governador apresentou o Plano de Mobilidade do Governo de Brasília para a Olimpíada. Para facilitar a chegada dos torcedores ao Mané Garrincha e garantir a segurança no local de competição, o trânsito nas vias próximo ao estádio sofrerá alterações nos dias de jogos. Alguns trechos e estacionamentos serão bloqueados. O plano inclui transporte para o estádio em três pontos: Rodoviária do Plano Piloto, Parque da Cidade e depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF) — esse último apenas para pessoas com mobilidade reduzida.

Também haverá reforço nas linhas de ônibus que ligam a Rodoviária do Plano Piloto a outras regiões administrativas. Segundo Dantas, a operação do metrô em dias de jogos ainda será definida, após reunião sobre a continuidade ou não da greve de funcionários da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), iniciada em 14 de junho. “Se a greve perdurar até a Olimpíada, vamos aumentar o número de viagens das linhas [de ônibus]”, adiantou.
Efetivo das forças de segurança na Operação Olimpíadas
Na área de segurança, a Operação Olimpíadas começou no domingo (24) e vai até 15 de agosto. Serão mobilizados 8,5 mil profissionais para os Jogos. Só o Distrito Federal empregará 4,5 mil agentes da Polícia Militar, da Polícia Civil, doCorpo de Bombeiros Militar, do Detran-DF, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já as Forças Armadas vão destinar 4 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
As áreas com maior cobertura desse efetivo serão o Mané Garrincha, o Hotel Royal Tulip, que hospedará as delegações olímpicas, e os centros de treinamento: Centro de Capacitação Física dos Bombeiros (Setor Policial Sul) e os Estádios Bezerrão (Gama), do Cave (Guará) e Abadião (Ceilândia).
A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, disse que o governo trabalha para que Brasília seja novamente a cidade mais segura no Brasil em grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014. “Já estamos com o Centro Integrado de Controle e Comando Regional ativo desde o último domingo e ele vai funcionar 24 horas em dias de jogos.”
Atendimento a turistas durante a Olimpíada em Brasília
Para atender os visitantes esperados para os Jogos Olímpicos, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) ganharão reforço. Além dos três em funcionamento — no Aeroporto de Brasília, na Casa de Chá (Praça dos Três Poderes) e na Torre de TV Digital — serão abertos, de 4 a 13 de agosto, dois postos fixos: um no Setor Hoteleiro Sul e outro no Setor Hoteleiro Norte. Complementarão o apoio ao turista um CAT em tenda na Torre de TV e uma unidade móvel estacionada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios.
O secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Com exceção do CAT na Torre de TV Digital — que funciona apenas aos fins de semana, das 9 às 17 horas —, os demais centros vão recepcionar os turistas todos os dias, das 9 às 18 horas. O atendimento, prestado por técnicos da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, também pode ser em inglês e em espanhol. Além de tirar dúvidas dos turistas, no local há mapas e livretos com informações sobre os monumentos, a história da cidade e opções de roteiros.
Visitantes e brasilienses ainda contarão com o auxílio de um grupo de voluntários, selecionados pelo governo de Brasília por meio doPortal do Voluntariado. Eles vão atuar no período dos Jogos em quatro eixos — receptivo, pesquisadores, mobilidade e coleta seletiva —, nos períodos matutino ou vespertino, por seis horas diárias. Todos receberão uniforme, lanche e auxílio-transporte. O secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, também citou a sinalização em postes e a decoração dos letreiros Eu Amo Brasília como ações em andamento voltadas ao torneio.



Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem