test banner

Secretaria de Mobilidade: "Operação Hefesto", regras de acessibilidade

A Secretaria de Mobilidade, por meio da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa), iniciou no último dia 27 a Operação Hefesto, que tem como objetivo verificar o cumprimento das regras que garantem as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosas ao sistema de transporte público do Distrito Federal.

A operação foi dividida em três etapas: no primeiro momento, os auditores verificaram a manutenção, o funcionamento e a disposição dos equipamentos relativos à acessibilidade nos ônibus, nas garagens e nos terminais do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF). A segunda fase consistiu no acompanhamento de 15 usuários com deficiência e idosos, que se voluntariaram para checar o atendimento à solicitação de parada, o auxílio para o embarque e a acomodação da cadeira de rodas. A última fase consiste na palestra de conscientização e reciclagem para os motoristas flagrados durante a operação ou que tenham sido denunciados por meio do telefone 162.

Em relação à primeira fase, a fiscalização ocorre no início da operação, por volta das 4h30, em uma das garagens das operadoras do Sistema de Transporte Público do DF, nos terminais e pontos de soltura. Até o momento, mais de 1.000 veículos foram inspecionados, 101 autos de infração foram lavrados e 58 veículos retirados de circulação para reparos. As multas chegam a R$720,00.

Já na segunda etapa, que consiste na fiscalização do atendimento à pessoa com deficiência, foram lavrados 16 autos de infração desde o início da operação.

A Operação Hefesto segue até o dia 8 de julho e a Sufisa solicita que os usuários denunciem pelo 162 qualquer problema em relação aos veículos ou à conduta dos prepostos da empresa, para o melhor direcionamento das equipes de fiscalização


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem