test banner

Fiscalização inicia retomada de área pública ocupada ilegalmente no Altiplano Leste

Começou, na manhã desta segunda-feira (15), uma operação integrada de órgãos do governo de Brasília para desocupação de área pública no Altiplano Leste. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

"Objetivo é derrubar edificações desabitadas, construídas a partir de julho de 2014, em terreno da Terracap com mais de 2 milhões de metros quadrados"

Começou, na manhã desta segunda-feira (15), uma operação integrada de órgãos do governo de Brasília para desocupação de área pública no Altiplano Leste, entre o Lago Sul e o Paranoá. O terreno, de 2.313.122 metros quadrados, pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e vinha sendo ocupado irregularmente desde 2008. A partir de 2014, mais de 200 edificações começaram a ser erguidas, agravando o problema.
De acordo com a Agência de Fiscalização (Agefis), as construções mais recentes que compõem o foco das derrubadas foram edificadas após a data de corte estabelecida pelo governo de Brasília — julho de 2014. Nenhuma dessas residências chegou a ser habitada. A maioria ainda está na fase de obras de alvenaria.
"Há três liminares judiciais: uma delas destinadas a garantir a construção de duas portarias de acesso ao condomínio, e duas para habitações."
Paralelamente à derrubada das construções irregulares, técnicos da Companhia Energética de Brasilia (CEB) desfizeram ligações clandestinas de energia elétrica. Materiais de construção, como cimento e argamassa, foram apreendidos pela fiscalização. Os donos podem reaver os produtos no depósito da Agefis, no Trecho 4 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), após comprovação de compra por meio de notas fiscais e pagamento de taxas e multas. A expectativa é que a operação dure cerca de duas semanas.

Galeria de Fotos: ( https://goo.gl/gHVepz ) 






Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem