test banner

Fundação Athos Bulcão convida estudantes de Ensino Médio da rede pública do DF para participar de projeto de comunicação para a juventude

Jornal RADCAL, com apoio da Fiocruz Brasília, prepara nova edição e abre seleção para seu Conselho Editorial Jovem

A Fundação Athos Bulcão convida estudantes, com idades entre 15 e 18 anos, das escolas públicas de Ensino Médio do DF, para construir o novo Radcal, uma proposta de comunicação que acredita na inteligência e no potencial criativo do jovem. Lançado em 1996, o Radcal foi uma espécie de melhor amigo e companheiro da juventude do Distrito Federal. É um jornal impresso pensado e feito por jovens e distribuído gratuitamente aos estudantes da rede pública de ensino da nossa cidade. Nas escolas, é utilizado como veículo educativo que, de forma atual, crítica e inventiva, aborda a arte, a cultura e a participação social como instrumentos de formação.

Os interessados em participar do Conselho Editorial Jovem Radcal devem se inscrever até 23 de setembro por meio de formulário online disponível em www.fundathos.org.br/projetos. Serão selecionados 20 estudantes que irão participar de duas oficinas de formação, no auditório do Museu Nacional da República, nos dias 1º e 8 de outubro, sábado, das 9h às 18h. As oficinas são gratuitas e os jovens recebem ajuda de custo para participarem das atividades.

“Após a oficina, os adolescentes passam a compor o Conselho Editorial Jovem, que atua diretamente na sugestão e na produção de pautas para o jornal e da Agência de Notícias Radcal, plataforma digital a ser lançado ainda este ano”, explica Ionara Silva, editora do Radcal. Com apoio da Fiocruz Brasília, a edição de número 30 do jornal debruça-se sobre os temas como saúde, diversidade, movimentos sociais e culturais nas periferias, novas formas de participação política e educação pelas artes.

SOBRE O PROJETO JORNAL RADCAL
Publicação voltada para o público jovem, o Jornal Radcal é distribuído gratuitamente nas escolas públicas de Ensino Médio. O projeto, realizado desde 1996, já publicou 29 edições e 9 encartes especiais, distribuídos para 3 milhões e 700 mil estudantes, professores, ONGs e órgãos governamentais. Em seu segundo ano de atuação, o RADCAL recebeu Menção Honrosa do Prêmio Itaú/UNICEF e ampliou seu público alvo por meio de sua disponibilização pela internet.

O Radcal criou uma metodologia de trabalho que procura dialogar com o jovem desde o planejamento do jornal, procurando entender sua linguagem, sua forma de comunicação, centros de interesse, cores, ritmos, estilos e, principalmente, sua diversidade. É nessa busca de uma linguagem com a "cara" da juventude que o Jornal consegue além de informar, instigar a reflexão crítica, incentivar a leitura, ampliar o repertório cultural dos jovens, facilitar a aprendizagem em arte, e, acima de tudo, ser um instrumento pedagógico nas mãos de educadores ávidos por materiais que possam enriquecer suas aulas, favorecer práticas interdisciplinares e motivar o interesse dos jovens.

Os vinte adolescentes que participam das oficinas de formação são capacitados como produtores de comunicação e atuam diretamente, como parte do Conselho Editoria Jovem, na sugestão e na produção de pautas para o jornal.

Produzida após um longo período de recesso, a 30ª edição do Jornal Radcal, que tem apoio da Fiocruz Brasília, debruça-se sobre os temas saúde, diversidade, movimentos sociais e culturais nas periferias, novas formas de participação política e educação pelas artes.

Além da edição impressa, que terá tiragem de 50 mil exemplares, será lançada a Agência de Notícias Radcal, um portal com multlinguagens e que nasce com a proposta de se tornar uma importante ferramenta de mobilização e formação de adolescentes e jovens do DF e de todo o país.

Ao incorporar a cultura à educação em todos os momentos, o Radcal é um veículo de comunicação com a cara da juventude brasileira, que valoriza as diferenças, promove a autoestima dos adolescentes, democratiza o acesso à cultura humanística, provoca a reflexão abordando diferentes enfoques, seduz para a leitura, incentiva o protagonismo juvenil, inocula a paixão pela cultura, difunde valores éticos e uma moderna cultura dos direitos humanos.

Seleção para Conselho Editorial Jovem Radcal - até 23 de setembro de 2016 preencher formulário online disponível em www.fundathos.org.br/projetos -Informações: (61) 98203-3738 (Silvia) / jornalradcal@gmail.com / - Twitter: @jornalradcal -  Facebook: /radcaljuventudesecomunicacao






Vitor Borysow - Assessor de Imprensa - Fundação Athos Bulcãohttps://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif - (61) 3322-7801 ou 98482-5054 - www.fundathos.org.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem