test banner

Gim Argello na mira: Léo Pinheiro depõe hoje ao juiz Sérgio Moro para tentar retomar a delação

                          Preso de novo, só resta a Léo Pinheiro insistir na delação

O depoimento, nesta terça-feira (13), de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, ao juiz Sergio Moro é aguardado com expectativa nos meios jurídicos: na primeira convocação, ele ficou em silêncio. Agora, deve falar o que sabe sobre a acusação de que deu propina para o ex-senador Gim Argello evitar que empreiteiros fossem investigados numa CPI.  É esperado que o juiz Moro não apenas ouça como também faça perguntas adicionais, sinalizando que tem disposição de ouvir o que Pinheiro tem a dizer sobre essa e várias outras denúncias que são investigadas na Operação Lava Jato.
Há o entendimento de que Moro, ao prender Léo Pinheiro pela segunda vez, criou uma situação que deixaria evidente que uma delação do executivo não pode ser jogada no lixo. O executivo já se revelou disposto a entregar esquemas não apenas do PT e do PMDB como também do PSDB.
DELAÇÃO SUSPENSA – A negociação da delação premiada de Pinheiro, no entanto, foi interrompida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sob o argumento de que seus termos vazaram para a imprensa.

A decisão foi polêmica, já que praticamente todas as outras delações também vazaram sem que Janot tivesse, na maioria dos casos, qualquer reação.
***
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O procurador Janot já se arrependeu da decisão e sinalizou que a suspensão das negociações do acordo de colaboração de Léo Pinheiro poderá ser revogada. Se o juiz Moro solicitar, Janot vai atender, prazerosamente(C.N.)




Mônica Bergamo – Folha – Tribuna da Internet

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem