No próximo dia 5 de setembro, às
14h30, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, o Governo de Brasília vai lançar o
novo sistema integrado de Ouvidoria, o OUV – DF. Com base em demanda do
Conselho de Transparência e Controle Social e com vistas a aprimorar o serviço
prestado ao cidadão, a iniciativa foi coordenada pela Ouvidoria-Geral do DF e
será integrada pelas ouvidorias dos órgãos e entidades do Poder Executivo do
Governo de Brasília.
Desenvolvido pela equipe da
Subcontroladoria de Tecnologia e Informações Estratégicas da
Controladoria-Geral do DF, e sem custos para o governo, o OUV-DF vai apresentar
plataforma mais amigável e de fácil navegação. Também, propiciará maior
interatividade e melhor organização das demandas. Por exemplo, o cidadão poderá
acompanhar passo a passo sua manifestação e, ao final, avaliar o serviço
prestado. Inclusive, poderá informar se sua demanda foi atendida ou não.
Outro benefício é que o cidadão terá
que realizar seu cadastro uma única vez e sempre que fizer nova manifestação,
poderá acompanhar em uma só tela (hoje, a cada demanda, o usuário precisa fazer
novo cadastro). O acompanhamento das demandas e os novos registros serão
realizados mediante login e senha, assim como funciona uma conta de e-mail.
Será possível, também, tirar uma foto
do local ou da situação em questão, anexá-la no registro e enviar
imediatamente.
Outro aspecto positivo é a apresentação
de mapas georreferenciados, onde estarão sinalizados os tipos de demanda –
solicitação de serviço, reclamação, denúncia, elogio, sugestão ou solicitação
de informações gerais – por região administrativa. Na página inicial do sistema
também são apresentados painéis com números de ouvidoria por órgão, região
administrativa, situação entre outras perspectivas.
O serviço apresenta versão para
aparelhos móveis e o endereço de acesso pelo cidadão permanece o mesmo. Para
registrar uma demanda é simples, basta acessar www.ouvidoria.df.gov.br e
clicar em Registre sua Manifestação.
O novo modelo favorece a transparência,
a participação e o controle social, na medida em que disponibiliza uma
ferramenta que fortalece o canal de comunicação entre o governo e a sociedade.
O Sistema Informatizado de Ouvidoria faz parte das entregas assumidas pela CGDF
com o Governo de Brasília no Acordo de Resultados.