• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • quinta-feira, 24 de novembro de 2016

    Brasília recebe atividades pelo fim da violência contra a mulher


     

    Programação é orientada por campanha mundial sobre o tema. Em diversos locais da capital, haverá seminários, debates e oficinas.

     

    Como parte de campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher, o governo de Brasília promove, até 10 de dezembro, atividades sobre o tema que vão desde palestras e seminários até debates e oficinas. A programação é organizada pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

    Nesta quinta-feira (24), o seminário Luiza Bairros: feminicídio e a questão racial vai abordar dados que apontam mulheres negras como principal alvo de assassinatos no Brasil. Em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento também faz parte da programação do Mês da Consciência Negra. 

    Especialistas e grupos da sociedade civil vão construir propostas de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e à violência contra a mulher, a partir das 8 horas, no IFB da Estrutural. Luiza Bairros foi uma intelectual e ativista do movimento negro, ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil entre 2011 e 2014.

     

    A Casa da Mulher Brasileira, centros de referência de atendimento à mulher e a Associação Vanessa Ribeiros fazem cinco oficinas de afirmação do feminismo, com a Trupe Argonautas, em 28 de novembro e em 2, 3, 5 e 7 de dezembro, na sede da associação, na 702/703 Norte.

    Outras unidades da Rede de Proteção à Mulher do Distrito Federal, a exemplo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desenvolveram quatro debates sobre as ferramentas de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Eles vão ocorrer na Escola Classe 1 de Santa Maria, no Centro Comunitário São Lucas, em Ceilândia, no campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília e na Estação 102 do metrô, em 25 de novembro e 1º de dezembro.

    As atividades no DF são norteadas pela campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 160 países.

    Lançamento do glossário sobre direitos humanos das mulheres

     

    Em 29 de novembro, a partir das 16h30, a Funarte receberá shows, debates e atividades culturais e de economia solidária. A organização é das Nações Unidas em parceria com o governo de Brasília.

    Na ocasião, será lançado o Glossário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e de Posicionamento da ONU sobre os Direitos Humanos das Mulheres no Brasil. A ação ainda vai contar com a Associação Indígena dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), o Centro de Estudos Feministas e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

    Em 6 de dezembro, será exposto o plano de ação do governo local para a campanha He For She (Ele por Ela) da ONU, no Palácio do Buriti.

    Programação de campanha pelo fim da violência contra a mulher

    24 de novembro (quinta-feira)
    Seminário Luiza Bairros: feminicídio e questão racial
    Das 8 às 17 horas
    No Instituto Federal de Brasília — campus Cidade Estrutural

    25 de novembro (sexta-feira)
    Debate
    Às 16h30
    No Centro Comunitário São Lucas (QNM 33 Módulo A, Área Especial, Ceilândia Sul)

    Debate
    Às 11 horas
    Na Estação do metrô 102 Sul

    28 de novembro e 2, 3, 5 e 7 de dezembro
    Oficinas de afirmação do feminismo com Trupe Argonautas
    Às 13h15
    Na Associação Vanessa Ribeiro (702/703 Norte)

    29 de novembro (terça-feira)
    Tenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (evento com a ONU Mulheres)
    Das 16h30 às 20h30
    Na Funarte (Eixo Monumental)

    1º de dezembro (quinta-feira)
    Debate
    Às 15 horas
    Na Escola Classe número 1 (Condomínio Porto Rico, Quadra 17, Lote 14, Terceira Etapa, Santa Maria)

    Debate
    Às 15 horas
    No IFB Planaltina (DF-128, km 21, zona rural de Planaltina)

    6 de dezembro (terça-feira)
    Campanha He for She (Dia Mundial de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres)
    Das 9 horas às 11h30
    No Salão Nobre do Palácio do Buriti







    Agência Brasília 
    Imagem: Internet

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.