test banner

Brasília terá semana de atividades dedicadas à luta contra Aids


 

Em 1º de dezembro, dia internacional de combate à doença, haverá distribuição de preservativos, e testes de sangue serão usados como forma de prevenir e acelerar o diagnóstico da doença.


Em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra a Aids, que ocorre em 1º de dezembro (quinta-feira), Brasília receberá nove atividades com o objetivo de prevenir, acelerar o diagnóstico da doença e relembrar as metas da Declaração de Paris. Os eventos começam em 27 de novembro (domingo) e vão até 3 de dezembro (sábado) em vários espaços da cidade.

Segundo Flávio Brebis, cooperador de Diversidade LGBT da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, as principais atrações ocorrerão em 1º de dezembro (quinta-feira). Nesse dia, haverá debate com youtubers de Brasília na Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Também na data, serão intensificados testes de sangue e distribuição de preservativos e de informativos em centros de referência de tratamento para aids e hepatites virais. O serviço estará disponível também nas administrações regionais de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Samambaia e Varjão, e nas estações Central e 112 Sul do metrô.

Além do dia 1º, Brebis anotou como destaque da programação a solenidade de recepção do grupo de trabalho do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), no Palácio do Buriti, em 28 de novembro (segunda-feira).

As atividades da semana são organizadas pela Secretaria de Trabalho em parceria com as secretarias das Cidades, de Educação e de Saúde; com as administrações regionais de Brazlândia, de Ceilândia, de Planaltina, de Samambaia, do Varjão e do Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal, além de entidades da sociedade civil.

Brasília faz aniversário como membro da Declaração de Paris

 

No Dia Internacional de Luta Contra a Aids de 2015, o governador Rodrigo Rollemberg assinou a Declaração de Paris no Palácio do Buriti e formalizou a adesão de Brasília ao acordo. O objetivo do termo elaborado em 2014 é acabar com a proliferação da epidemia no mundo até 2030.

No Brasil a meta é alcançar o índice internacional: diagnosticar 90% das pessoas, colocar 90% dessas em tratamento e tornar a carga viral insignificante em 90% dos tratados.

Programação da Semana Distrital de Luta Contra a Aids

Data Horário Atividade Local
27 de novembro (domingo) Das 8 horas ao meio-dia Ação social Eu Abraço Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, Estacionamento 12
28 de novembro (segunda-feira) Das 9 às 13 horas Recepção do grupo de trabalho da Unaids Salão Nobre do Palácio do Buriti
Das 13 às 17 horas Seminário sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids Auditório do Hospital Materno Infantil de Brasília (Setor de Grandes Áreas Sul,  Avenida L2 Sul, Quadra 608, Módulo A)
29 de novembro (terça-feira) Horários de funcionamento das escolas Debate Consciente nas Escolas de Ensino Médio Escolas da rede de ensino público
Das 9 horas ao meio-dia Debate sobre Aids e Pessoas Idosas Associação dos Idosos de Taguatinga (QNL 1, Lote A, A/E, Taguatinga Norte)
1º de dezembro (quinta-feira) Das 9 às 10 horas Solenidade de abertura das atividades do Metrô Estação Central do Metrô-DF
Das 14 às 17 horas Debate com youtubers Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural)
Horários de funcionamento dos órgãos Intensificação de teste sanguíneos e distribuição de preservativos e informativos Centros de referência em tratamento de Aids e Hepatites virais; Estações Central e da 112 Sul do Metrô-DF; e Administrações Regionais de Braszlândia, Ceilândia, Planaltina, Samambaia e Varjão
3 de dezembro (sábado) Das 9 às 17 horas Ação social no aniversário do Cruzeiro Feira Permanente do Cruzeiro (Quadra 811)








Agência Brasília 
Foto: Internet

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem