test banner

Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado reúne-se pela primeira vez


Com membros do governo e da sociedade civil, grupo tem a função de elaborar planos, metas e prioridades relacionados ao bioma.

 

O Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado — grupo de fomento às políticas de desenvolvimento sustentável para o bioma — foi instalado na manhã desta terça-feira (29), em evento no Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses), no Jardim Botânico. Foi o primeiro encontro do grupo, instituído por decreto pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

De acordo com texto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de 12 de setembro, são 28 integrantes — 14 representantes do poder público e 14 da sociedade civil. “É unir a sociedade e o governo em ações estratégicas de proteção, recuperação e uso econômico do Cerrado”, disse o secretário do Meio Ambiente, André Lima. O mandato é de dois anos, permitida a recondução.

Uma agenda de ações será desenvolvida. “A questão do turismo, por exemplo, precisa ser qualificada; a do uso econômico das espécies locais também. Precisamos aprofundar a pesquisa científica da importância do Cerrado para o clima, para a água”, exemplificou o secretário.

Funções do Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado

 

O comitê deverá elaborar planos, metas, prioridades e temáticas de atuação conforme as necessidades do Cerrado. “Imagine o Plano Piloto se não tivesse o título de patrimônio? A Reserva da Biosfera pode fazer o mesmo pelo Cerrado”, justificou a assessora especial do gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, Helena Maltez, ao destacar a importância da conservação do bioma.

 

Associações, organizações não governamentais, empresas e entidades ligadas ao setor ambiental puderam se inscrever em setembro e outubro para participar do comitê.


Representante da organização não governamental WWF Brasil no grupo, Vinicius Pereira destacou orgulho em fazer parte do processo. “A gente sabe do trabalho desenvolvido na Mata Atlântica, em que o WWF também se faz presente. Quando recebemos o convite, ficamos muito felizes de ver essa discussão, muito importante para o Cerrado como um todo, ser trazida de volta à tona.”

No DF, o modelo de reserva da biosfera existe desde 1993. As demais unidades federativas que compõem a Reserva da Biosfera do Cerrado são Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins.







Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem